Nº 252 - ANO 18 - SETEMBRO DE 2004
 
Farsul e Secretaria do Meio Ambiente anunciam convênio
 
Farsul e Secretaria Estadual de Meio Ambiente firmarão convênio para aproximar órgãos ambientais e produtores rurais. A parceria foi acertada durante encontro que reuniu os sindicatos rurais do Estado, nos dias 9 e 10 de agosto, em Santa Maria. O presidente da Federação, Carlos Sperotto, explica que a intenção é evitar atritos comuns entre fiscais e produtores. “Queremos um redirecionamento na fiscalização, passando de um caráter meramente punitivo, para um também educativo, elucidativo”, afirma.
Para o presidente da Farsul, a presença do Secretário de Meio Ambiente, Adilson Troca, no encontro dos sindicatos foi um passo para a transformação da relação entre produtores e órgãos fiscalizadores. “O produtor trata a natureza da forma mais respeitosa e construtiva o possível, embora, muitas vezes, seja visto como o seu maior inimigo”, constata Sperotto.
As dificuldades que os produtores vêm enfrentando junto à fiscalização ambiental foram um dos principais assuntos debatidos durante o evento de Santa Maria, que também serviu para aproximar os dirigentes sindicais entre si. Trabalhando em grupos, eles apontaram os principais problemas enfrentados em cada região e propuseram soluções. Em palestras, os presidentes de sindicatos também puderam conhecer mais sobre o trabalho das comissões temáticas da Farsul e sobre as ações da diretoria. O vice-presidente da Federação da Agricultura, Francisco Lineu Schardong, acredita que a atividade deve resultar em uma unificação de discursos e no fortalecimento do sindicalismo.
voltar