Nº 252 - ANO 18 - SETEMBRO DE 2004
 
Prêmio do Senar-RS destaca trabalho de produtores e parceiros
 
Mais de mil pessoas ligadas ao setor agropecuário gaúcho estiveram presentes nos salões da Sociedade Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, no dia 29 de agosto, para prestigiar aqueles que se tornaram destaques no contexto do setor agropecuário gaúcho. O prêmio Senar – O Sul, destacou produtores e criadores do setor, empresas e personalidades que atuam em prol da atividade no campo. O Senar também instituiu o troféu para o aluno padrão e o instrutor modelo da entidade. Segundo o Superintendente Gilmar Tietböhl, o troféu, que foi produzido pela artista plástica Glória Corbeta, teve como proposta marcar a missão do Senar no Estado Gaúcho. “O troféu foi uma homenagem para aqueles que materializam a existência do Senar como entidade de ensino e para o crescimento para o homem rural”.
Pecuária
Na categoria Criador de Animais de Pequeno Porte, o agraciado foi Valmor Geuwer, de Vera Cruz. A seguir, na categoria Criador de Suínos, quem levou o prêmio foi Edézio Detoni, de Guararama. Na categoria Criador de Caprinos, recebeu o prêmio Jaqueline Alexius Vecchi , de Tapera. Entre os Criadores de Ovinos, Edemundo Gressler, de São Sepé, venceu na aptidão lã, e João Nepomuceno Teixeira, na aptidão carne. O criador de Bubalinos escolhido foi Erizoléi Oliveira da Silva de Guaíba. Entre os criadores de Bovinos, Mário Tavares Móglia, de Dom Pedrito, recebeu nos Bovinos de Corte, e Randon Agropecuária, de Vacaria, nos Bovinos de Leite. O Criador de Eqüinos agraciado foi Daniel Anzzanelo, de São Lourenço do Sul.
Lavoura
O produtor de Frutas foi Jorge Palandi, de Caxias do Sul. Na produção de grãos, destaque para Agropecuária Bohrz ( soja e milho) Tarcisio Ceretta, de Sobradinho (Feijão), Domingos Antônio Velho Lopes, de Mostardas (Arroz).
Empresas
Entre as empresas, destaque para FEPAGRO (Tecnologia e pesquisa), AGCO (Indústria de Máquinas e equipamentos) e UNIFERTIL, (Indústria de Insumos Agrícolas e pecuários). O troféu de Agroindústria Familiar Rural foi concedido à Produtos da Colônia, de Santo Antônio da Patrulha. A ONG Parceiros Voluntários ganhou na categoria Ação Comunitária, enquanto que o Cordeiro Herval Premium ficou com o prêmio Associativismo. Na Aprendizagem Rural, Maria Celoí Bender, de Camaquã, recebe como Aluna Modelo e José Sérgio Müller, o Instrutor Padrão. Na categoria Parceiros do Senar, o título foi para Sebrae.
Personalidades
Os últimos troféus entregues foram na categoria Personalidade. Os homenageados foram Nara Pereira, de Pantano Grande, como Mulher Produtora Rural, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Vitor Faccioni como destaque Especial; o Deputado Luis Carlos Heinze (Personalidade Política); e presidente da CNA, Antônio Ernesto de Salvo como personalidade aglutinadora. Ao final, um troféu especial para a Expointer, categoria reconhecimento, foi entregue ao governador Germano Rigotto.
voltar