Nº 323 - ANO 24 - AGOSTO DE 2010
 
Boas perspectivas para a Expointer
 
O número de animais inscritos para a Expointer 2010 chegou a 5.628, o que representa 9% menos do que no ano passado devido a readequação nos espaços destinados a pequenos animais, que vinha sido discutida nos últimos anos com associações de criadores. Os números foram divulgados pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa) no dia 20 de julho.
A expectativa do presidente da Farsul, Carlos Sperotto, é de que a feira concentre as discussões sobre a necessidade de ações para garantir renda, seguro rural e solução para o passivo da agricultura. Outro ponto a ser debatido nos fóruns do Parque Assis Brasil, em Esteio, é a nova legislação ambiental brasileira, que tramita na Câmara dos Deputados e é indispenável para garantir segurança aos produtores. Apesar dessas pendências, o dirigente acredita que o clima é positivo entre os criadores. Já o coordenador da Comissão de Exposições e Feiras da Farsul, Francisco Schardong, projeta bons negócios na pecuária, não apenas envolvendo exemplares de argola. “Tudo leva a crer que os rústicos terão bom desempenho nas pistas de remates em Esteio, tanto reprodutores quanto ventres”, afirma o dirigente.
Nos boxes, para este ano, a feira contará com 151 raças de ovinos, bovinos, bubalinos, bovinos de leite, equinos, caprinos, suínos e pequenos animais.
Entre as novidades confirmadas para este ano, estão o retorno de dois ovinos da raça bergamacia brasileira e a participação de 71 bovinos de leite da raça gir leiteiro.
Vitrine da Carne Gaúcha confirmada
Uma das iniciativas de maior sucesso na edição do ano passado, a Vitrine da Carne Gaúcha se repetirá na Expointer 2010. A reunião que definiu detalhes do planejamento ocorreu dia 5 de agosto na sede da Farsul.
Por meio da ação, um consultor de carnes desossa carcaças de bovinos e ovinos em uma sala especial, com todas as condições sanitárias recomendadas, porém com janelas de vidro, para que o público da feira possa acompanhar o processo. Um sistema de áudio permite que o profissional comunique-se com a plateia, dando informações técnicas sobre o ofício e também sobre questões sanitárias e gastronômicas, com dicas de usar a carne.
Serão trabalhadas carnes bovinas de cinco marcas da raça Angus, três da raça Hereford, uma da raça Devon, uma da Aproccima, uma da Apropampa, além de produto da marca Novilho Campeiro. As carcaças ovinas serão fornecidas por meio de parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), a marca Herval Premium e a Aproccima.
Os organizadores da iniciativa - que envolve, além da Farsul, as associações de criadores das raças demonstradas, frigoríficos e sistemas de inspeção oficiais - ainda estudam novidades para esta edição.
voltar