Nº 323 - ANO 24 - AGOSTO DE 2010
 
Sistema Farsul preparado para a Expointer
 
A Farsul está com a agenda lotada para a Expointer 2010, que ocorre de 28 de agosto a 5 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. As atividades envolvem fóruns de discussão das questões agropecuárias, premiações e negócios.
Nessa área comercial, a principal iniciativa é a promoção da 6ª edição da Feira da Novilha Selecionada, que deverá colocar em pista cerca de mil animais, entre novilhas, vacas prenhas e terneiras. Além da Farsul, o evento é organizado pela Associação Brasileira de Angus. As vendas são comandadas pela Santa Úrsula Remates, tendo o leiloeiro Alexandre Crespo no martelo. A feira ocorre na pista J, no dia 4 de julho. “A expectativa para a feira é muito boa, as feiras de outono de terneiros já foram muito bem, e o preço do boi gordo nos permite projetar bons negócios para Esteio”, analisa o coordenador da Comissão de Feiras e Exposições da Farsul, Francisco Schardong. Ele ainda lembra que um bom resultado em Esteio será um ótimo sinal para as feiras de primavera, que serão lançadas pelos sindicatos rurais na Expointer na quarta-feira, na Casa da Farsul em Esteio.
A Expointer tradicionalmente é um momento para homenagear aqueles que contribuíram para o desenvolvimento da agropecuária gaúcha, e não será diferente neste ano. O Sistema Farsul fará o seu reconhecimento a personalidades no prêmio Senar - O Sul, no Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, no primeiro domingo da programação; no prêmio Ceres, uma parceria da Associação Riograndense de Imprensa com a Farsul, na segunda-feira, na casa da Federação em Esteio; e no prêmio Farsul - Banrisul, na sexta-feira, no mesmo local. Além disso, a Casa da Farsul no parque abrigará premiações concedidas pela revista A Granja e pelo Jornal do Comércio, além de jantar do Sindicato dos Leiloeiros Rurais.
Já entre os debates a serem realizados no local, destacam-se uma reunião das comissões de crédito rural e de grãos da CNA, na terça-feira, e outra da Federação das Associações Rurais do Mercosul, na quinta-feira.
Casa Rural de estande novo em Esteio
A Casa Rural - Centro do Agronegócio estará de casa nova no Parque Assis Brasil, em Esteio, durante a Expointer. Localizado na mesma rua da Casa da Farsul, porém mais próximo da pista de ovinos, o espaço, que antes abrigava um banco, possui 137 metros quadrados e está sendo readequado.
Entre as atividades previstas para o local está uma demonstração dinâmica do GP Casa Rural, um produto oferecido na parceria com a XP Investimentos que permite aos produtores fazer o travamento de preços, com contratos na BM&F, na hora de implantar a lavoura. “No ano passado, por exemplo, quando o produtor foi plantar a soja, a saca estava R$ 45, e quando colheu, R$ 32. O travamento poderia ajudar nesse caso”, explica José Alcindo Souza Ávila, superintendente da Casa Rural. Outra dinâmica apresentará um medidor de umidade de grãos.
O espaço da Casa Rural contará com até três agentes por dia, que explicarão aos produtores as vantagens de se comprar insumos e serviços via Casa Rural, devido aos preços diferenciados obtidos pela instituição na negociação com os 32 fornecedores parceiros.
voltar