Nº 341 - ANO 26 - FEVEREIRO DE 2012
 
Programa Sindicato Forte capacita mais 17 entidades
 
A quinta etapa de capacitação do programa Sindicato Forte no Rio Grande do Sul foi realizada no início de fevereiro, em Porto Alegre, envolvendo presidentes e colaboradores de sindicatos rurais. Ao todo, representantes de 17 entidades participaram das atividades, que contaram com treinamento ministrado pelo consultor do Senar Olympio Bezerra. A capacitação é a primeira fase do programa que visa a desenvolver o sistema sindical em sua base, melhorando os serviços ao produtor e à comunidade. “É uma fase em que o programa busca conscientizar presidentes de sindicatos e servidores sobre os novos tempos, incluindo temas como globalização, tecnologia, importância do meio rural e do agronegócio na economia brasileira e mundial”, explica Bezerra. Além disso, os colaboradores passam por um treinamento para aprimorar atendimento ao produtor, envolvendo conhecimentos na área de recepção. A ideia é que o produtor sinta-se acolhido e com intenção de voltar ao sindicato.
Antes da capacitação em Porto Alegre, o Sindicato Forte, que no Rio Grande do Sul tem o técnico Derly Girardi como gestor, contou com uma rodada de consultoria aos sindicatos no interior do Estado. Essa segunda etapa foi cumprida em entidades com colaboradores e presidentes já capacitados e tem como foco incentivar e orientar o planejamento dos sindicatos. A consultoria tem como base um questionário respondido pelos representantes de sindicatos participantes.
O Sindicato Forte é um programa do Sistema CNA. Foi lançado em 2009 e até o fim de 2012 deve ter atingido 650 sindicatos no país. No Rio Grande do Sul, 57 sindicatos já passaram pelo menos pela primeira etapa.
voltar