Nº 345 - ANO 26 - JUNHO DE 2012
 
Começam treinamentos do programa Sol
 
A partir deste mês de junho, tem início, para mais de 2 mil produtores de tabaco do Estado, a agenda do programa Sol - Segurança, Organização e Limpeza da Propriedade Rural.
O programa, que é uma parceria entre Senar-RS e empresa Souza Cruz, está na sua quinta edição. O objetivo da iniciativa é, através dos conceitos de segurança no trabalho, da organização e da limpeza da propriedade, melhorar a qualidade de vida das famílias e do ambiente em que vivem. Para isso, os produtores recebem orientações sobre planejamento, controle e execução de ações que garantam melhor eficiência em seus sistemas de produção e melhorias na sede e no entorno da propriedade rural.
A organização dos materiais de trabalho, transporte e armazenamento adequado de agrotóxicos e a utilização correta do equipamento de proteção individual são outros conteúdos da programação dos módulos do treinamento, que somam 56 horas/aula. Cada módulo é composto de quatro horas de palestras de sensibilização e melhorias de qualidade de vida, além de uma visita à propriedade de cada produtor, com a análise e discussão individual dos pontos de melhoria.
Para o programa, 18 técnicos do Senar-RS participaram de um treinamento metodológico promovido juntamente com a Souza Cruz. Foram 24 horas de capacitação na metodologia e aprimoraramento das técnicas a serem repassadas para os produtores dos municípios de Santa Cruz, Candelária, Canguçu, entre outros.
voltar