Nº 345 - ANO 26 - JUNHO DE 2012
 
Senar-RS, Sebrae e Farsul retomam Juntos Para Competir
 
O Sistema Farsul e o Sebrae celebraram no início de junho a retomada dos trabalhos do Programa Juntos Para Competir. Uma cerimônia na sede da Federação marcou a assinatura do convênio de operação técnica e financeira, por meio do qual o Senar-RS e a entidade responsável pelo apoio às micro e pequenas empresas comprometem-se a executar a iniciativa em conjunto.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Vitor Koch, celebrou a união. "Estávamos ávidos por esse momento. Vamos trabalhar juntos pelo desenvolvimento das micro e pequenas empresas do agronegócio e também do empreendedor individual. Sempre que temos o campo com bom desempenho, há resultados no comércio e demais setores da economia", enfatizou.
Para o presidente do Conselho de Administração do Senar-RS, Carlos Sperotto, a iniciativa marca significativamente a história do agronegócio no Rio Grande do Sul. "O programa permite o avanço dos programas das cadeias produtivas através da parceria de entidades com representatividade, força e permeabilidade", afirmou, na cerimônia que também teve a presença do presidente da Fiergs, Heitor Müller.
O Juntos Para Competir tem o objetivo de desenvolver as principais cadeias produtivas do agronegócio gaúcho, permitindo a agregação de valor à produção agropecuária. Para isso, os programas executados pela iniciativa incentivam a profissionalização da gestão dos negócios e a difusão de tecnologias. Neste ano, serão beneficiados mais de 2,3 mil produtores, organizados em 120 grupos. Eles farão parte de 18 projetos integrantes do Juntos Para Competir, que receberá investimento de R$ 4,5 milhões até o final do ano.
As cadeias beneficiadas pelo programa são bovinocultura de corte e leite, ovinocultura, suinocultura, fruticultura, apicultura, floricultura, vitivinicultura, agricultura, agroindústrias e cana-de-açúcar. Para orientar as atividades dos empresários, serão contratados 23 consultores, responsáveis por planejar e assessorar a elaboração de projetos para os diferentes grupos. Supervisores do Senar-RS também participarão, acompanhando o andamento dos trabalhos.
voltar