Nº 379 - ANO 29 - ABRIL DE 2015
 
CNA lança Programa de Proteção a Nascentes
 
A CNA lançou o Programa Nacional de Proteção de Nascentes em Brasília. A iniciativa fez parte das celebrações do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. A meta é proteger, neste ano, mil nascentes em áreas rurais de todo o país.
Por meio desta e de outras ações, a CNA reafirma a preocupação do setor agropecuário com a qualidade da água e a preservação da biodiversidade brasileira. A preservação das nascentes e dos olhos d’água é essencial para atender às necessidades do campo e dos centros urbanos, tanto para o consumo quanto para a produção de alimentos. O tema escolhido para a campanha foi “Proteja uma nascente em um dia”.
A ideia é mostrar à sociedade brasileira que a conservação das centenas de milhares de nascentes em todo o Brasil é possível, ao seguir cinco passos. O primeiro é identificar o tipo de nascente, entre três existentes: nascentes de fundo de vale, nascentes de encosta e nascentes de contato. O passo seguinte é cercar a nascente para protegê-la. Depois, é necessário limpar a área para não obstruir o curso natural da água. A conservação do solo é outra etapa fundamental deste processo para evitar a erosão, promovendo a infiltração da água e evitando o soterramento da nascente. Por último, o replantio de espécies nativas, pois a proteção do solo com vegetação própria de determinada região é uma das formas mais eficientes de proteção da nascente.
“Ao seguir corretamente estes passos, estaremos conservando a qualidade da água, evitando o desgaste do solo e promovendo a recarga dos aquíferos, que são as fontes de água para as nascentes”, destaca Nelson Ananias, assessor técnico da CNA. No dia do lançamento, foram distribuídos materiais informativos sobre as etapas para a proteção das nascentes.
A CNA criou um hotsite específico para tratar do tema, com informações sobre conservação de nascentes. Entre os materiais disponibilizados, estão duas cartilhas: uma sobre reflorestamento e outra sobre controle de erosão. Também foi produzido um tutorial sobre como proteger uma nascente. Acesse o site pelo link bit.ly/vertentes.
voltar