Nº 402 - ANO 31 - MARÇO DE 2017
 
Juntos para Competir e Irga firmam convênio
 
O programa Juntos para Competir - Farsul, Senar-RS e Sebrae/RS - e o Irga firmaram convênio para melhorar a gestão rural dos arrozeiros gaúchos em 2017. Representantes das três entidades e do Instituto assinaram o documento durante a 27ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Cachoeirinha, para dar início ao projeto Boas Práticas de Gestão para Arrozeiros na Região Centro, que também prevê ações nas regiões Sul e Metropolitana. A expectativa é atender 60 propriedades em projeto-piloto.
A capacitação faz parte dos 31 projetos coletivos que o Juntos para Competir prepara para o ano. De acordo com o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Carlos Sperotto, o objetivo é criar um modelo de referência a ser multiplicado, no futuro, em centenas de propriedades que cultivam o cereal. O dirigente reforça ainda o compromisso de atingir os empreendimentos rurais de pequeno porte e que apresentam baixas produtividades, melhorando consideravelmente ações fundamentais como controle de finanças, investimento em tecnologia, recursos humanos e integração com o mercado. “Vamos trabalhar com os que hoje estão mais embaixo e nivelar com os top de linha. O setor vai bem, mas pode melhorar”, disse Sperotto, em ato no estande da Farsul, em Cachoeirinha.
O diretor-superintendente do Sebrae/RS, Derly Fialho, afirma que o projeto está em fase embrionária, mas deve ter avanço significativo já nos próximos dias, a partir da assinatura do convênio. A ideia, por outro lado, já estaria bem clara entre as entidades e seus quadros técnicos. “Esses primeiros grupos de produtores funcionam como unidades demonstrativas. Vamos testar diversos modelos de gestão para ver quais se adaptam melhor à realidade do setor”, explica Fialho.
voltar