Nº 402 - ANO 31 - MARÇO DE 2017
 
Jogo do Campo faz sucesso na Expodireto
 
Disputas animadas e trocas de conhecimento sobre o meio rural marcaram o jogo inédito que o Senar-RS promoveu na 18ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. O Jogo do Campo - como foi chamado a espécie de “jogo da velha” gigante, em que os competidores respondiam questões propostas pelos técnicos da entidade para ganhar o direito de colocar “X” ou “O” que precisavam para a vitória - chamou a atenção de quem passava ao lado do estande do Sistema Farsul na feira.
Diante da ação inusitada, Cleiton Marcos Brembatti, de 34 anos, não estava tão seguro em participar da primeira disputa na feira. Com a insistência dos amigos, superou a timidez e encarou o desafio. Acabou vencendo duas rodadas seguidas - o jogo seguia o estilo “melhor de três” - e levou para casa um tablet, prêmio dado aos vencedores. “Uso a internet para procurar mais informações sobre o trabalho no campo, mas ainda não tinha um tablet. Vai ser útil na minha atividade”, disse.
A segunda partida foi vencida por Geanne Luísa Hermes, de 20 anos, que acabara de concluir os estudos em curso técnico de agropecuária. Ela conta que foi a avó que ficou sabendo sobre o jogo do Senar-RS e incentivou a jovem, de Carazinho, a participar. Foi uma partida acirrada com a aposentada Celi Liewos, com décadas de experiência vividas na agricultura e que chegou a vencer a primeira rodada. Mas o fato de ter o conteúdo acadêmico fresquinho na memória pesou a favor de Geanne. “O tablet vai ser usado por todos lá em casa, mas me inspirei no jogo: quem quiser aproveitar vai ter que responder a algumas perguntas sobre o meio rural primeiro”, brincou.
Foram realizadas 35 partidas ao longo da Expodireto, em sete horários alternados a cada dia. As inscrições eram realizadas dez minutos antes da atividade, e os dois competidores eram escolhidos por sorteio.
O jogo estimulou os visitantes da Expodireto a buscarem informações sobre assuntos relevantes para o meio rural. Nove tópicos foram abordados, um em cada “casa” no tabuleiro vertical: Normas Regulamentadoras (NRs) 31, 33 e 35, irrigação, gestão rural, grandes culturas anuais, agricultura de precisão, nutrição, saúde, bovinocultura de leite e alimentação. Foi a primeira vez que o Senar-RS promoveu a ação, que está confirmada também na 17ª Expoagro Afubra.
voltar