Nº 402 - ANO 31 - MARÇO DE 2017
 
Definidas datas e locais de oficinas públicas do ZEE-RS
 
Treze oficinas públicas de pré-diagnóstico do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE-RS) que acontecem entre março e abril em diferentes regiões do Estado já estão com datas, locais e horários definidos. O Sistema Farsul reforça a importância da participação de produtores e sindicatos rurais de todos os municípios gaúchos, de forma a contestar e validar as informações apresentadas, comprovar a importância econômica e social das atividades produtivas e garantir o direito de continuar produzindo.
O ZEE-RS é um novo estudo realizado em níveis federal, estadual e municipal que observa se o desenvolvimento socioeconômico de diferentes regiões acontece de modo compatível com a proteção ambiental. As oficinas são a fase de participação social na construção do projeto e estão separadas por comitê de bacia hidrográfica. A relação completa dos municípios que compõem cada grupo pode ser acessada em zee.rs.gov.br/relacao-municipios-x-comites/. No mesmo site, é possível conferir a programação atualizada dos eventos, de modo a garantir presença do setor (zee.rs.gov.br/oficinas-participativas/pre-diagnostico). A Farsul destaca que todos os sindicatos dos municípios que fazem parte da bacia hidrográfica devem comparecer, pois é provável que se criem grupos de trabalho específicos para sub-regiões.
A assessoria de desenvolvimento sustentável do Sistema Farsul também está à disposição para prestar auxílio aos sindicatos e demais parceiros interessados na defesa do produtor rural gaúcho nessa fase crítica do projeto.
voltar