Nº 415 - ANO 32 - ABRIL DE 2018
 
Jogo Senar 360º recebe milhares nas feiras gaúchas
 
Está aprovado o novo jogo do Senar-RS que transmite informações importantes e desperta o público rural para os cursos e capacitações oferecidas o ano inteiro. Estreando na 19ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, e na 18ª Expoagro Afubra, em Rio Pardo, a atração Senar 360º reuniu grande público e cumpriu a promessa de chamar a atenção dos visitantes no estande do Sistema Farsul.
Mais de 5,2 mil pessoas participaram da atividade na Expodireto, entre 5 e 9 de março, quando foram realizadas 35 disputas, sete por dia. E quase 4 mil visitantes foram registrados na Expoagro, que teve 21 edições do jogo entre os dias 20 e 22 do mesmo mês. Ambas as feiras tiveram mais de 800 pessoas inscritas nos sorteios, que definiam os três participantes antes de cada rodada. Os vencedores levaram tablets para casa.
O estudante de agronomia Thiago Alan Durigon, de Tapera, foi um dos candidatos. Ele, que também auxilia a família na produção de grãos, conta que aprendeu com as perguntas e respostas que o jogo educativo envolve. “Há uma interação muito boa com técnicos que sabem da área”, disse após a disputa.
O Senar-RS mobilizou 12 técnicos para a ação, um para cada área de conhecimento, e montou uma enorme estrutura nos locais da feira, que incluiu uma roleta de três metros de diâmetro. A cada rodada, três jogadores giravam o disco, que definia sobre qual tema seria a pergunta a seguir. Acertando a questão, entre quatro alternativas, o participante ficava mais perto dos 25 pontos necessários para a vitória. A roleta ainda contava com casas como “passar a vez” e “perder todos os pontos”.
As questões envolveram as áreas de irrigação, agricultura de precisão, grandes culturas anuais, bovinocultura de leite, apicultura, saúde humana, horticultura, gestão rural, segurança e saúde no trabalho rural, alimentação e nutrição humana, tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas e educação ambiental. Para cada um desses assuntos, o Senar-RS apresenta diversas opções de cursos, palestras, oficinas e seminários gratuitos, que podem ser solicitados a qualquer hora por meio do sindicato rural da região. Já o nome do jogo, Senar 360º, remete à necessidade de o produtor rural olhar a propriedade de forma completa. “A proposta foi atrair visitantes de forma lúdica, transmitir conhecimento e apresentar os cursos do Senar-RS. Conseguimos tudo isso”, avalia o superintendente da entidade, Gilmar Tietböhl.
Durante a Expodireto, mais de 2 mil pessoas participaram de palestras sobre uso correto de agroquímicos, segurança na atividade rural e oficinas de aproveitamento de materiais recicláveis e artesanato. Elas foram promovidas pelo Senar-RS, em parceria com a Cotrijal. A Expoagro também contou com oficina de adestramento de cães da raça Border Collie para o pastoreio de ovelhas, técnica econômica e eficaz na condução desses animais na propriedade rural. Todas essas atividades estão incluídas na oferta regular da entidade.
voltar