Nº 271 - ANO 20 - ABRIL DE 2006
 
Mais de 800 pessoas participam da agenda estratégica
 
Cerca de 800 pessoas participaram dos dois dias do primeiro encontro coletivo para elaboração da Agenda Estratégica O Rio Grande que Queremos 2006/2020, realizado no Centro de Exposições da Fiergs, em Porto Alegre, no início de março. Os participantes apontaram os principais entraves ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul e os fatores de sucesso da sociedade gaúcha. Ainda elencaram as manchetes que gostariam de ver nos jornais nos próximos 15 anos. O projeto foi proposto pela Farsul, Fiergs, Fecomércio, FCDL e Federasul.
Entre os entraves apontados encontram-se o custo do Estado (burocracia, insustentabilidade da previdência pública e baixa capacidade de investimento), aumento da carga tributária e concentração na esfera federal, além da decadência da qualidade da educação. Os grupos também listaram as principais razões para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Destacaram o espírito empreendedor do gaúcho, formação étnica e cultural variada, sistema educacional diferenciado, vontade e força política dos governantes, capacidade e diversidade cultural, liderança, capacidade de trabalho, qualidade humana, organização da sociedade, preservação dos valores morais e localização geográfica.
Segundo encontro
No dia 26 de abril, acontece o segundo encontro coletivo para traçar o mapa estratégico do Rio Grande do Sul. Antes disso, será feita a análise dos temas e dos desafios estratégicos e formação dos comitês de trabalho. Entre maio e junho, será feito o detalhamento dos objetivos, indicadores, meta e ações. O terciro encontro está marcado para o dia 28 de junho. Em julho e agosto, haverá a definição do modelo de governança (criação da ONG), que acompanhará a implementação dos projetos da Agenda Estratégica. Esses projetos serão consolidados no quarto encontro, marcado para 2 de agosto. A publicação dos resultados do projeto está prevista para o dia 18 de agosto.

As manchetes:
- Estado cresce 9% em 2020 com média de 8% ao ano
- ONU reconhece qualidade de ensino gaúcho
- RS é referência mundial em qualidade de vida
- RS é referência nacional em gestão pública
- RS é primeiro mundo em educação, saúde e segurança
- RS é exemplo de desenvolvimento sustentável
- Carga tributária atinge índice de países que mais crescem
- RS atinge auto-suficiência de energia
- RS é número um em tecnologia
- RS: 14 anos sem greves e invasões
- Renda per capita gaúcha supera a da Coréia do Sul
- Zerado o déficit habitacional no RS
- RS investe 20% da arrecadação
- O RS é um Estado seguro
- Melhor taxa de distribuição de renda é a do RS
- RS é o Estado que mais cresceu nos últimos anos no Brasil
- Extra: grupo Agenda Estratégica de 2006 reúne-se em 8 de março de 2020 para festejar os objetivos superados
voltar