Nº 271 - ANO 20 - ABRIL DE 2006
 
Assume diretoria da Farsul para o triênio 2006-2009
 
Foto: Divulgação Farsul  
Clique para ampliar
Governador Rigotto participou da solenidade de posse.
eríodo de 2006 a 2009 tomou posse na noite do dia 22 de março, em cerimônia realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, prestigiada por centenas de convidados e autoridades. O presidente Carlos Sperotto, que comanda a entidade pelo quarto mandato consecutivo, garantiu que colocará todos esforços para atingir com sucesso o programa de trabalho. Destacou que a Farsul tem se destacado pela seriedade e credibilidade junto à sociedade. Segundo ele, missões diplomáticas, entidades e organismos estrangeiros incluem rotineiramente visitas à federação para intercâmbio de informações ou parcerias em projetos e programas envolvendo o setor primário.
A Farsul trabalha com mais de 25 comissões técnicas não remuneradas e abriga, na Casa Rural, 28 associações de criadores, além de priorizar, nesta gestão, a renda ao produtor. Sperotto disse que a entidade está engajada, através do Senar-RS, na profissionalização do homem do campo, pois acredita que a educação é a solução para que as pessoas cresçam, alcancem sua independência financeira e tornem-se cidadãos, sem os favores do populismo. Reafirmou que a prioridade para o campo não é apenas questão política ou de justiça, mas antes de tudo estratégia da qual as nações desenvolvidas não se descuidam, porque envolve segurança alimentar.
Lembrou ainda que Porto Alegre recentemente foi sede de um encontro internacional às custas do contribuinte brasileiro. “Poderíamos com 10% da despesa gasta ter trazido ao Rio Grande do Sul cientistas e as maiores autoridades do mundo para debater a gripe aviária ou a febre aftosa, apenas para exemplificar. Foi um lamentável equívoco da pasta agrária. Ou a FAO [Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação] foi induzida a erro?”, questionou o dirigente.
Citou ainda a invasão, pela quarta vez da Fazenda Guerra, em Coqueiros do Sul, e a destruição de pesquisas do Horto Florestal Barba Negra, da Aracruz Celulose, em Barra do Ribeiro, no início de março, pela Via Campesina.
Sperotto acrescentou que a agricultura é uma atividade econômica significativa na criação de postos de trabalho, na geração de renda, na distribuição de riquezas para o Brasil mas que, nos últimos tempos, tem sido mal-tratada. Destacou que não há política agrícola para garantir renda ao produtor, já que muitas vezes o preço mínimo fica abaixo do custo de produção, enquanto o produtor norte-americano conta com uma garantias.
O presidente da CNA, Antônio Ernesto de Salvo, participou da solenidade em Esteio. Na ocasião, revelou que quer dar posse a Sperotto na presidência da entidade nacional já no próximo mandato. O governador Germano Rigotto lembrou que a vitória de Sperotto representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido e da liderança à frente da Farsul.

Diretoria empossada

Presidente: Carlos Rivaci Sperotto
1º vice-presidente: Gedeão Silveira Pereira
Vice-presidentes:
Henrique Orlandi Junior, Domingos Antônio Lopes Velho, Arilton Pacheco do Amaral, Fernando Adauto Loureiro de Souza, João Picoli, Pedro D‘Alcântara Monteiro Neto, Tarso Francisco Pires Teixeira, Olindo Medeiros de Albuquerque Neto e Gilberto Mauro Scopel de Morais
1º Diretor-administrativo: Francisco Lineu Schardong
2º Diretor-administrativo: Valmir Antônio Susin
1º Diretor-financeiro: Jorge Rodrigues
2º Diretor-financeiro: José Alcindo de S. Ávila
Diretores suplentes:
Hermes Ribeiro de Souza Filho, Mauro Flores, João Luiz Braga Dutra, Jaime de Bortoli Stefanello, João Augusto Araújo Telles, João Augusto da Costa Silva, Vasco Nenê Miranda, Denir Frosi, João Paulo Muller e Nicanor da Luz Junior
Conselho fiscal efetivo: Edson Messias Ramos Berthier, Carlos Roberto Simm e Pedro Luiz Herter
Conselho fiscal suplente: Amilton Fernando Cunha Soares, Ernani Cezar Bernardi e Maria Helena Souza Ferreira
Delegado representante CNA efetivo:
Carlos Rivaci Sperotto
Delegado representante CNA suplente:
Gedeão Silveira Pereira
voltar