Jornal em Formato HTML
 
Nº 409 - ANO 31 - OUTUBRO DE 2017
 
Parceria apoia a pesquisa e capacita produtores na Serra
 
O Senar-RS assinou convênio com a Secretaria da Agricultura do Estado, Emater/RS e Universidade de Caxias do Sul (UCS) para criar o Projeto Integrado de Pesquisa Agrícola e Capacitação de Agricultores, Técnicos e Extensionistas na Serra Gaúcha. O plano é utilizar a estrutura do Centro de Pesquisa Celeste Gobbato, de Caxias do Sul - uma das unidades vinculadas à Fepagro, extinta oficialmente pelo governo estadual em janeiro deste ano -, para montar um polo de tecnologia, que deve contar com a atuação de 50 técnicos e beneficiar 2,5 mil pessoas ao longo de cinco anos.
Está prevista aplicação de R$ 6,5 milhões em recursos, que serão destinados para aquisição de estufas de alta tecnologia, instalação de parreirais modelo, reforma de salas de aula, da cantina escola e da agroindústria para realização de pesquisas, montagem de pequeno auditório para cursos de capacitação, além de cobrir custos de palestras, seminários e dias de campo na região. Quase metade do valor é de responsabilidade do Senar-RS - ou seja, tem origem na produção rural e retorna agora na forma de tecnologia, gestão e conhecimento, conforme ressalta o superintendente da entidade, Gilmar Tietböhl, que assinou o acordo em setembro. “A sinergia deste valioso consórcio de parceiros mostrará, em pouco tempo, resultados positivos além daqueles imaginados durante os cuidadosos meses de construção do projeto”, disse ele. Também há interesse do grupo em replicar a ideia em outros centros de pesquisa do agora Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária.
O governador do Estado, José Ivo Sartori, aproveitou o momento para defender as parcerias entre o poder público e a iniciativa privada para o desenvolvimento da economia gaúcha. “Além de beneficiar o setor primário, é um projeto que acabará por agregar a outros setores, não ficará ligado apenas ao campo. O convênio é uma semente, que agora tem que frutificar”, afirmou.
Os próximos passos do projeto foram apresentados, brevemente, pelo diretor do Centro de Pesquisa Celeste Gobbato, André Strassburger. O reitor em exercício da UCS, Odacir Graciolli, por sua vez, lembrou a dificuldade encontrada nas universidades para conectar a pesquisa acadêmica à prática de mercado, reforçando a oportunidade da parceria em promover o contato entre pesquisadores e produtores rurais.
Também estiveram presentes na cerimônia o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado, Ernani Polo; o diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura; e os chefes de divisão do Senar-RS João Augusto Telles e Valmir Susin.
voltar