Jornal em Formato HTML
 
Nº 409 - ANO 31 - OUTUBRO DE 2017
 
Fórum Permanente do Agronegócio realiza mais uma etapa
 
A 92ª etapa do Fórum Permanente do Agronegócio reuniu mais de 200 pessoas no município de Santiago, com o tema “De onde virão os terneiros?”. O primeiro dia foi dedicado a saídas de campo na Fazenda Harmonia, na Agropecuária Jacarandá e na Fazenda Boa Vista, localizadas na região. A segunda parte do evento foi constituída por uma série de palestras, também atraindo grande público.
De acordo com o superintendente da Casa Rural, José Alcindo Ávila, que participou do encontro, o destaque no dia de campo foi a consolidação dos benefícios da integração entre lavoura e pecuária, demonstrados de modo prático nas propriedades que trabalham criação bovinos e plantio da soja. Os participantes também puderam conhecer, numa das visitas, a antecipação da aparição de terneiros para o inverno, prática que permite que a vaca passe o último período de prenhez na pastagem e investir na recria antes de tirar o gado.
As apresentações do seminário ficaram por conta do professor do Departamento de Zootecnia da UFRGS, José Fernando Piva Lobato, sobre como produzir mais terneiros; do consultor da Gensys Vanerlei Roso, sobre genética com foco na produtividade e na qualidade; do técnico do Senar-RS Pedro Faraco, que apresentou o programa de Boas Práticas Agropecuárias (BPA); e do pesquisador da Fepagro José Reck, abordando o controle do carrapato bovino. Ainda foram temas de palestras a cadeia forrageira para a região central e oeste do Estado, com Danilo Santana, da Embrapa Pecuária Sul, e a suplementação na recria e na terminação de bovinos, por Ricardo Zambarda Vaz, do Departamento de Zootecnia da UFPel.
A 92ª etapa do Fórum Permanente do Agronegócio foi uma realização do Senar-RS, com promoção de Farsul, Casa Rural e apoio do Sindicato Rural de Santiago, Unistalda e Capão do Cipó.
voltar