Jornal em Formato HTML
 
Nº 411 - ANO 31 - DEZEMBRO DE 2017
 
Turma do curso técnico em agro elabora trabalhos finais
 
A primeira turma do Curso Técnico em Agronegócio, realizado pelo Senar-RS no Estado, por meio da Rede e-Tec, começou a execução do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Até o início de novembro, os 32 alunos na fase final da capacitação deveriam entregar os pré-projetos de pesquisa, a serem desenvolvidos ao longo do mês e apresentados à banca no início de dezembro. Os trabalhos podem ser feitos individualmente ou em duplas.
A turma ingressou no curso, que é 80% a distância, no primeiro semestre de 2016, a partir da inauguração do polo de apoio de Cruz Alta. Ou seja, esses serão os primeiros técnicos em agronegócio formados pela entidade desde a implantação do curso no Rio Grande do Sul - que hoje conta com centenas de alunos e um segundo polo, em São Sepé. A expectativa é de que eles estejam formados em fevereiro de 2018, em cerimônia especial.
De acordo com a secretária escolar do polo de Cruz Alta, Carla Castro, o último semestre do curso apresenta apenas cinco disciplinas, justamente para facilitar a execução do trabalho. O TCC, por sua vez, deve estar relacionado a um dos três eixos estabelecidos: produção agropecuária (animal e vegetal), assistência técnica e extensão ou comercialização e marketing. “É a recapitulação de todas as unidades curriculares já cursadas”, informa ela. Há um orientador diferente para cada eixo, e a banca será formada por ele e outras três pessoas - possivelmente representantes da coordenação e da supervisão do curso e um convidado técnico ligado à área escolhida.
A expectativa para a etapa é alta, segundo Carla. “Estamos aguardando trabalhos bem ricos em termos de conhecimento e bastante relacionados à prática no meio rural”, afirma. Os estudantes foram, inclusive, incentivados a pesquisarem sobre assuntos que devem ser úteis na carreira futuramente.
O Curso Técnico em Agronegócio é voltado para estudantes com ensino médio completo e tem por objetivo formar profissionais habilitados na aplicação dos procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio. Ele foi concebido e estruturado com foco na população rural, tendo seus conteúdos e estratégias didáticas voltados principalmente para quem vive ou trabalha no campo.
São apresentadas matérias como administração e economia rural, políticas públicas ao agronegócio, marketing aplicado, qualidade e segurança alimentar, gestão de pessoas, empreendedorismo, tecnologia e inovação, entre outras. Há dois processos seletivos por ano para abertura de novas turmas em cada um dos polos de ensino.
voltar