Jornal em Formato HTML
 
Nº 411 - ANO 31 - DEZEMBRO DE 2017
 
Informe Rural
 
Juntos para Competir
Parceria entre Farsul, Senar-RS e Sebrae/RS, o programa Juntos para Competir promove, nos dias 8 e 9 de novembro, encontro estadual com técnicos, supervisores e consultores setoriais, no município de Santa Maria. O primeiro dia é voltado para atualização e alinhamento da equipe. Já o segundo é dedicado a dia de campo em propriedade rural de Quevedos, que conquistou melhores resultados a partir do atendimento do programa. São esperadas entre 50 e 60 pessoas participando das atividades do que será o segundo encontro do ano - o primeiro ocorreu no final de junho, em Passo Fundo.

Serra Gaúcha
O setor vitivinícola se prepara para a 2ª Tecnovitis, maior feira de tecnologia do segmento no Brasil, de acordo com o sindicato rural, realizador do evento. “Ela nasceu com o intuito de capacitar viticultores e profissionais ligados à cadeia da uva e do vinho”, afirmou o presidente da entidade, Elson Schneider, em lançamento oficial no Palácio Piratini. A feira ocorre de 6 a 8 de dezembro, das 10h às 18h, em Bento Gonçalves, com apoio do programa Juntos para Competir.

Aftosa I
A segunda etapa de vacinação do ano contra a febre aftosa acontece de 1º a 30 de novembro no Estado. Deverão ser imunizados bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade, que somam cerca de 5 milhões de animais no território gaúcho. A Secretaria da Agricultura do Estado informa que os produtores devem adquirir as doses necessárias para a vacinação em casas agropecuárias credenciadas e, após a aplicação, devem comprová-la por meio de nota fiscal de compra e declaração de quantidade de animais vacinados, por categoria, nas Inspetorias de Defesa Agropecuária da Secretaria, até cinco dias úteis após o término da etapa.

Aftosa II
Comitiva gaúcha formada por autoridades públicas e entidades do setor entregou ao secretário executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, em outubro, pedido de auditoria para avaliar as condições de defesa agropecuária do Estado. O encontro aconteceu na semana seguinte à aprovação da versão definitiva do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) pelo Mapa, que estabelece a suspensão gradual da vacinação nos estados. No Rio Grande do Sul, deve ocorrer em 2021.

Abertura da Colheita do Arroz
Estão confirmadas cerca de 30 vitrines tecnológicas de empresas e instituições voltadas ao agronegócio na 28ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que acontece de 21 a 23 de fevereiro, na Estação Experimental do Irga, em Cachoeirinha, com realização da Federarroz. Elas mostrarão novas tecnologias de manejo para lavouras de arroz, soja e milho, com palestras demonstrativas no formato dia de campo. A lavoura onde as atividades ocorrerão já está plantada e em pleno desenvolvimento. O Irga ainda informa que será apresentada, no evento, a nova cultivar de arroz Irga 431 CL, de ciclo médio e excelente qualidade de grãos, resistente às principais doenças do cultivo.

Vitivinicultura
As regiões vitivinícolas gaúchas seguem investindo em Indicações Geográficas como forma de ganhar diferenciação no mercado e agregar valor a seus produtos. A próxima Denominação de Origem para vinhos gaúchos deverá ser concedida a Pinto Bandeira, que elabora a documentação para pleitear o título no INPI, e será voltado a espumantes do método tradicional, com fermentação dentro da garrafa. Já nos Campos de Cima da Serra foi formalizada recentemente a criação de Associação de Vitivinicultores (Aviccs), que é o primeiro passo para obter Indicação de Procedência.

Agrinho
Terminado o prazo de envio de textos, desenhos e experiências pedagógicas para a 15ª edição do concurso Agrinho, o Senar-RS iniciou a avaliação. Cerca de 8 mil trabalhos chegaram à sede da entidade. Os vencedores devem ser conhecidos ainda em dezembro.

Cidadania Rural
O Senar-RS promove dois seminários sobre legislação previdenciária rural, dentro do programa de Cidadania Rural, em novembro. O primeiro ocorre em Pelotas (07/11), e depois é a vez de Salvador do Sul (23/11). As palestras são realizadas por especialistas do Senar-RS, da Receita Federal e do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), parceiros do programa, que ainda conta com o apoio o Conselho Regional de Contabilidade do Estado (CRC-RS) e de sindicatos rurais. Mais informações podem ser obtidas nos sindicatos e no telefone (51) 3213-7500. A carga horária é de 6h, e cada evento pode receber até 200 participantes, com inscrições prévias no site da entidade.
voltar