Jornal em Formato HTML
 
Nº 416 - ANO 32 - MAIO DE 2018
 
Informe Rural
 
Visita
O Sistema Farsul recebeu, em 29 de janeiro, a visita de 16 produtores rurais holandeses. O grupo fazia turismo na Região Sul do país e teve interesse em conhecer melhor como funciona a representação dos produtores no Estado, a capacitação oferecida regularmente ao meio rural pelo Senar-RS e as oportunidades de negócio articuladas pela Casa Rural. Foram recebidos pelo assessor de relações internacionais da entidade, Renan dos Santos, que também apresentou os principais números do agronegócio e da economia gaúcha.

Aftosa
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) definiu que a redução na dose da vacina contra a febre aftosa para 2 ml acontecerá apenas em maio de 2019. Com isso, as duas campanhas deste ano (maio e novembro) terão a de 5 ml como exigência. Mas os produtores devem estar atentos a outra novidade: agora a forma de aplicação do produto deve ser preferencialmente subcutânea (abaixo do couro do animal), e não mais intramuscular. O governo federal atribui maior eficiência e menos perdas à alteração.

Maçã
Teve início em janeiro a colheita da maçã no Rio Grande do Sul. A abertura oficial ocorreu na Estação Experimental da Embrapa, em Vacaria, com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori. De acordo com a Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi), devem ser colhidas cerca de 450 mil toneladas da fruta nesta safra, recuo de 10% em relação à anterior. O diretor Cesar Luiz Vieira representou a Farsul no evento, que também teve participação do chefe da divisão de Administração e Finanças do Senar-RS, Valmir Susin.

Irga
O Irga está de casa nova. Foi assinado no final de janeiro, pelo governador José Ivo Sartori, contrato de permuta de imóveis entre a autarquia e o Tribunal de Justiça do Estado. O Instituto cede duas áreas para depósito do TJ-RS, em troca de um local mais adequado para sede administrativa, em que concentrará a totalidade de suas atividades.

Inspeção sanitária
A lei que autoriza a Secretaria da Agricultura do Estado a habilitar médicos veterinários para o serviço de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal, contratados por meio de empresas credenciadas, finalmente será colocada em prática no Estado. Decreto que regulamenta a questão foi sancionado nos últimos dias. Agora, inspeção e fiscalização agora são consideradas atividades distintas, sendo que a última segue a cargo da pasta estadual. A Farsul apoiou a proposta, aprovada em agosto, por entender que o déficit de servidores na área impede a ampliação e abertura de novas indústrias em solo gaúcho. Ainda são esperados pelo governo impactos em emprego e arrecadação.

Jovem Aprendiz
Duas turmas do programa Jovem Aprendiz de Santa Vitória do Palmar concluíram as atividades de formação em janeiro. Foram qualificados por meio de aulas práticas e teóricas, ao longo de um ano, 36 jovens do meio rural, com foco na pecuária de corte. Eles receberam ainda apoio de 17 empresas cotistas. O programa é realizado pelo Senar-RS, em parceria com sindicatos rurais e empreendimentos da região, e tem como foco estudantes com idades entre 14 e 24 anos. O objetivo é suprir a carência de mão de obra especializada no campo.

Para onde irão os novilhos?
O Sistema Farsul promove, nos dias 22 e 23 de fevereiro, em Santiago, a 94ª etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, com o tema “Para onde irão os novilhos?”. O primeiro dia será de visita a quatro propriedades rurais do município, enquanto o segundo desloca as atividades para o Grêmio dos Subtenentes e Sargentos da Guarnição Santiago (R. Doutor Rivota, 224), para seminário. Precocidade em novilhos, forrageiras para recria e terminação, suplementação em sistemas intensivos, direcionamento de mercado e precificação do gado gordo pela qualidade são os temas. Inscrições gratuitas pelo site da Casa Rural ou pelo telefone (51) 3221-2765. O evento tem apoio do sindicato rural e do Departamento de Zootecnia da UFRGS.

Caxias do Sul
O sindicato rural do município, em parceria com a Prefeitura Municipal e outras entidades do setor, promoveu a 10ª Festa Oficial de Abertura da Colheita da Uva. Ela ocorreu no dia 28 de janeiro, na comunidade São Luiz da 9ª Légua, zona rural do município. O presidente do sindicato, Valmir Susin, participou da solenidade.

CAR
O prazo de preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que venceria no final do ano, foi prorrogado mais uma vez. A data limite agora é 31 de maio de 2018. O Sistema Farsul recomenda a todos os produtores rurais que realizem o procedimento, a fim de garantir a opção de adesão futura ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) e o acesso a financiamentos bancários. Mais de 4,7 milhões de imóveis rurais estão no sistema, representando uma área de 431 milhões de hectares. Só no mês de dezembro, 20,6 mil estabelecimentos gaúchos foram inscritos, o maior índice nacional.
voltar