Jornal em Formato HTML
 
Nº 417 - ANO 32 - JUNHO DE 2018
 
Expodireto e Expoagro mobilizam o setor produtivo
 
Milhares de produtores gaúchos são esperados em duas das maiores feiras agropecuárias do Estado, que acontecem no início e no final de março. Primeiro, o município de Não-Me-Toque espera contar com mais de 240 mil visitantes na 19ª Expodireto Cotrijal, com uma programação voltada ao debate sobre agricultura digital. Mais de 500 expositores estão confirmados, e a expectativa dos organizadores é movimentar R$ 2,54 bilhões em negócios na feira, 20% mais que na edição anterior. O evento acontece de 5 a 9 de março, no parque de exposições local.
Depois, é a vez da 18ª Expoagro Afubra virar o centro das atenções do setor na localidade de Rincão Del Rey, no município de Rio Pardo, entre os dias 20 e 22 de março. A diversificação na atividade agrícola e a conservação da maior riqueza do produtor rural, o solo, pautam boa parte da programação, divulgada em fevereiro no site da Afubra. A feira recebeu 92 mil visitantes e movimentou R$ 53,8 milhões em 2017.
Não faltarão debates sobre temas relevantes da produção rural, procura por conhecimento e novas tecnologias, atividades educativas e apoio técnico à produção das mais diversas culturas gaúchas - mobilizando o campo para os dois eventos. E uma atividade em especial promete atrair grande público em ambas: o jogo educativo Senar 360º (mais detalhes na página 16). Veja abaixo o que esperar das feiras neste ano.

Expodireto
A feira de Não-Me-Toque traz uma programação intensa, ao longo de cinco dias. Na segunda-feira (5/3), traz entre os destaques a abertura oficial (9h), o Fórum Nacional do Milho (14h) e o Encontro de Lideranças do Agronegócio (20h30min). Neste dia também o ex-presidente da Farsul Carlos Sperotto, que faleceu em dezembro, será homenageado com o Troféu Semente de Ouro, às 16h30min.
A terça (6/3) inclui Fórum Nacional da Soja (8h) e Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água (14h). No dia seguinte (7/3), está previsto o Fórum Estadual do Leite (8h30min), o Fórum Cultura do Trigo (13h30min) e o Encontro de Empresárias Rurais (16h).
A quinta-feira (8/3) destaca em sua programação o Fórum Florestal do RS (9h) e o Fórum Internacional Jovem Cooperativista (8h30min). Por fim, o último dia deve reunir grande público na Audiência Pública da Comissão da Agricultura do Senado (14h). Todos os eventos citados ocorrem no auditório central, com exceção do Encontro de Lideranças, sediado no Bier Site Carazinho.

Expoagro
A feira tradicionalmente reúne o que há de mais avançado em termos de tecnologia, cultivo e serviços. E foi pensando nisso que o tema escolhido foi “Conservação do Solo”, de acordo com o coordenador geral da Expoagro Afubra, Marco Antonio Dornelles. “De nada adianta ter as melhores tecnologias e sementes se o solo onde são aplicadas apresenta problemas. É preciso cuidar do solo para garantir boas colheitas por muitos anos e a sucessão das propriedades rurais”, defende o responsável pelo evento.
Entre os destaques da programação, no primeiro dia (20/3), estão a solenidade de abertura (9h) e a reunião da Comissão Nacional de Sementes e Mudas do RS (14h). Já o segundo desponta como o mais movimentado, a começar pelo Dia do Arroz, promovido pelo Irga, que inclui apresentações dos projetos 10+ e Soja 6000, de cultivares da autarquia e palestra de manejo de entressafra e preparo antecipado (a partir das 9h).
Também estão na lista o Seminário Regional de Turismo Rural (9h), a reunião técnica do Programa Estadual de Conservação do Solo RS (9h), o Seminário de Produção Integrada Agropecuária, da Souza Cruz (14h), e a reunião da Câmara Setorial da Noz-Pecã (14h). A data final traz, a seguir, reunião do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica de Rio Pardo (9h), premiação do concurso Afubra/Nimeq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para a Agricultura Familiar (12h) e Fórum de Diversificação de Atividades de Produção Rural (14h).
O evento ainda conta com diversas atividades ininterruptas, entre elas julgamentos de raças, dinâmicas de máquinas, espaço cultural, oficinas da Emater/RS, venda e exposição de alimentos, plantas ornamentais e artesanato no no pavilhão da agroindústria familiar, mostra científica, demonstração em hortas e comercialização de mudas.
A 18ª Expoagro Afubra apresenta também como novidade um aplicativo para dispositivos móveis, facilitando a vida dos visitantes na feira. Ele é gratuito e está disponível para aparelhos com sistemas operacionais Android e iOS. Podem ser acessados por ele mapas do parque, horários de funcionamento, relação de hotéis próximos, endereços, datas e informações completas e atualizadas sobre a programação. Também conta com área de notícias e a relação de expositores e produtos ofertados.
Ainda em fevereiro, a Afubra deu início a uma série de visitas a mais de 180 municípios gaúchos, divulgando o evento e incentivando a participação de produtores rurais, que tradicionalmente respondem por mais de 80% do público. Representantes do governo estadual, parlamentares, administrações municipais, sindicatos rurais, regionais da Emater/RS, entidades e lideranças do setor, órgãos de imprensa, entre outros, foram convidados. Também estão sendo estimuladas caravanas de produtores, como em outros anos.
voltar