Jornal em Formato HTML
 
Nº 422 - ANO 32 - NOVEMBRO DE 2018
 
Informe Rural
 
Aftosa
O comitê científico da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) recomendou que o Brasil seja reconhecido como zona livre de febre aftosa com vacinação. A decisão foi comunicada ao governo federal em 20 de fevereiro, mas só deve ser anunciada oficialmente em maio, em Paris. A OIE recomenda, porém, reforço na vigilância de fronteiras com Venezuela e Colômbia.

CNA
A diretoria da CNA reuniu-se com os presidentes das Federações da Agricultura dos três estados da Região Sul em fevereiro, na cidade de Florianópolis (SC). O encontro foi uma forma de buscar melhor integração entre o sistema sindical. Diversas reivindicações regionais foram levantadas ao presidente da Confederação, João Martins, que prestou homenagem ao ex-presidente da Farsul Carlos Sperotto, falecido em dezembro, ao anunciar que a sala de reunião do Conselho do Agro, em Brasília, será batizada com o nome dele. O presidente da Farsul, Gedeão Pereira, e o 1º vice-presidente, Elmar Konrad, participaram do evento.

Visita
O Sistema Farsul recebeu a visita de uma comitiva da Província de Santa Fé, da Argentina, formada pelo ministro do Meio Ambiente, Jacinto Speranza, pelo subdiretor provincial de Eficiência Ambiental, Claudio Colombo, e por empresários rurais. O interesse do grupo no Rio Grande do Sul foi retomar um termo de cooperação técnica com o governo estadual para buscar sistema de produção mais limpo dos curtumes e melhor processo de purificação da água nas lavouras de arroz. O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, liderou o encontro, que contou com a presença do representante da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Cláudio Dilda.

Inauguração
Aproveitando a ampla presença de lideranças em reunião de interiorização do Sistema Farsul, em 6 de fevereiro, foi inaugurado o polo de ensino a distância do Senar-RS em São Sepé. A estrutura, que fica no parque de exposições do sindicato rural do município, atualmente atende a 94 alunos do Curso Técnico em Agronegócio, oferecido pela entidade em parceria com a Rede e-Tec, e deve receber outros 60 estudantes a partir de março, quando entram duas novas turmas do programa. A inauguração foi realizada pelo presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, acompanhado pelo superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl, e pelo prefeito de São Sepé, Leocarlos Girardello.

Funrural
O Sistema Farsul cobrou, em audiência da Comissão da Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, em 20 de fevereiro, a derrubada dos vetos presidenciais à lei que trata do programa de refinanciamento de dívidas relativas ao Funrural. Representando a entidade, o assessor Eduardo Condorelli falou nos prejuízos que as anulações do presidente Michel Temer, entre elas o perdão de multas e a redução da alíquota também aos produtores rurais pessoa jurídica, trazem ao setor produtivo. Condorelli ainda ressaltou a necessidade de ampliação do prazo de adesão ao Refis, em função da complexidade do procedimento e das dificuldades na própria estrutura da Receita Federal.

Negócios
Um dos maiores fabricante de implementos agrícolas da América Latina para a lavoura de arroz, a gaúcha Agrimec, de Santa Maria, está em tratativas avançadas para exportar ao Chade, país da África Central que pretende dar início ao plantio da cultura nos próximos meses. Quatro membros do governo conheceram a sede da empresa em fevereiro.

FPA
A deputada federal Tereza Cristina, do Mato Grosso do Sul, assumiu a presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), no lugar do deputado Nilson Leitão. O assessor do Sistema Farsul Eduardo Condorelli representou a entidade na posse, realizada em 20 de fevereiro.

Banco Mundial
Interessado em subsidiar projetos de infraestrutura, o Banco Mundial, na figura do engenheiro de transportes sênior, Gregoire Gauthier, esteve na sede do Sistema CNA, em Brasília, conhecendo as propostas da entidade para melhorar o escoamento dos produtos agropecuários brasileiros. A assessora técnica da CNA Elisangela Lopes citou a integração entre os modais de transporte como forma de reduzir os custos de frete, segundo ela, em até 30%.

Curso Técnico em Agronegócio
O Senar divulgou, a lista de classificados para as novas turmas do Curso Técnico de Agronegócio, da Rede e-Tec. No Estado, são 120 novos alunos, divididos entre os pólos de Cruz Alta e São Sepé. A relação completa está no site etec.senar.org.br.
voltar