Jornal em Formato HTML
 
Nº 422 - ANO 32 - NOVEMBRO DE 2018
 
Senar-RS abre quatro novas turmas do Jovem Aprendiz
 
Quatro novas turmas do Jovem Aprendiz, programa de qualificação voltado a estudantes de Ensino Médio para o trabalho no campo e em empresas relacionadas ao agronegócio, foram abertas pelo Senar-RS. Entre fevereiro e março, em torno de 100 alunos iniciaram a capacitação, divididos em Santa Vitória do Palmar e Rosário do Sul. O enfoque dos cursos nessas localidades é a pecuária de corte.
O superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl, explica que a capacitação repassa as mais modernas técnicas a jovens gaúchos de 14 a 24 anos, por meio de aulas teóricas e práticas. São mais de 800 horas de conteúdo ao longo de um ano. “O objetivo é qualificar a mão de obra no setor, contribuindo para elevar a competitividade e o desenvolvimento econômico regional”, afirma o dirigente.
A capacitação é dividida em três núcleos: o básico, que prepara o aluno em aspectos de cidadania e atividades relacionadas à gestão rural; o específico, que aborda conteúdos técnico-profissionais próprios de uma ou mais ocupações, levando em conta a realidade e os interesses do mercado de trabalho local; e a prática profissional, que é a aplicação do embasamento teórico a situações reais, oportunizadas pelo Senar-RS ou empresas contratantes e devendo focar o planejamento curricular de aprendizagem.
As inscrições dos alunos foram realizadas por meio dos sindicatos rurais dos municípios, assim como o primeiro contato de empresários rurais interessados no cumprimento de cotas de trabalho, amparados pela Lei da Aprendizagem Profissional. Mais de 5 mil jovens já foram formados pelo programa do Senar-RS, realizado desde 2004, em parceria com sindicatos rurais, secretarias municipais de Educação e empresas regionais.
voltar