Jornal em Formato HTML
 
Nº 420 - ANO 32 - SETEMBRO DE 2018
 
Senar 360°: jogo estimula visão completa da propriedade
 
O Senar-RS aposta em mais um jogo educativo para ampliar o conhecimento do produtor rural em duas das maiores feiras agropecuárias do Estado: a Expodireto Cotrijal e a Expoagro Afubra. Depois do Jogo do Campo, uma espécie de “jogo da velha” gigante, chamar a atenção nas feiras do ano passado, a proposta agora é o Senar 360º, atração que envolve uma enorme roleta e, novamente, prêmios aos participantes. A atração ocorre diariamente no estande do Sistema Farsul.
A cada rodada, três jogadores giram o disco de três metros de diâmetro, que define sobre qual dos 12 temas será a pergunta que vem a seguir. Se acertar a questão, entre quatro alternativas, o participante fica mais perto dos 25 pontos necessários para vencer a disputa. E a roleta conta ainda com opções não muito agradáveis como “passar a vez” e “perder todos os pontos”, o que promete elevar a tensão do início ao fim e tornar tudo mais divertido.
Os temas correspondem a algumas das áreas com que o Senar-RS trabalha o ano inteiro, por meio de cursos, palestras, oficinas e seminários gratuito, que podem ser solicitados a qualquer hora por meio do sindicato rural da região. São eles gestão rural, irrigação, agricultura de precisão, grandes culturas anuais, bovinocultura de leite, tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas, segurança e saúde no trabalho rural, alimentação e nutrição humana, apicultura, saúde, horticultura e educação ambiental.
Para cada um dos assuntos, há um técnico responsável que faz a pergunta, mostra as alternativas, revela a resposta correta e depois promove uma breve explicação. É por conta dessa última etapa que a entidade pretende despertar o público às amplas possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional por meio dos cursos que oferece regularmente, de acordo com o superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl. “Estando a resposta certa ou errada, o técnico elabora em cima da pergunta. Ou seja, é uma atividade lúdica, que chama a atenção das pessoas, mas que tem um objetivo bem definido: transmitir conhecimento. A ideia é mostrar para as pessoas que, se elas quiserem saber mais sobre aquilo, devem procurar o Senar-RS que há cursos à disposição”, explica.
Outra meta da entidade na feira, segundo Tietböhl, é estimular uma visão completa da propriedade rural - daí o nome 360º -, reforçando ao produtor a necessidade de pensar a atividade agropecuária sob o viés técnico e de gestão, segurança, saúde e sustentabilidade. O ganhador recebe um tablet, enquanto os demais participantes ficam com brindes da entidade. As inscrições e o sorteio dos participantes são feitos antes de cada partida, e não há custo algum.
A 19ª Expodireto Cotrijal acontece de 5 a 9 de março, em Não-Me-Toque, enquanto a 18ª Expoagro Afubra está marcada para os dias 20, 21 e 22 de março, em Rio Pardo.
voltar