Jornal em Formato HTML
 
Nº 421 - ANO 32 - OUTUBRO DE 2018
 
Aulas do Alfa começam no Estado
 
A 19ª edição do Programa Alfa, do Senar-RS, teve início em 23 de abril, quando começaram as aulas nas 115 turmas atendidas pelo programa. Neste ano, mais de 1,7 mil pessoas passam pelo processo de alfabetização em todo o Estado. As aulas seguem até 29 de setembro, sob a nova metodologia da entidade, lançada no ano passado.
As mudanças levam em conta, além das questões pedagógicas, a experiência e a particularidade de cada local no interior do Estado. São três módulos, com duração aproximada de dois meses cada um. O primeiro é “Identidade e diversidade cultural”, em que os alunos tratam dos documentos que identificam o ser humano na organização social, constroem árvores genealógicas e as relacionam com a história da comunidade, entre outras ações.
O segundo é denominado “As sociedades e o meio ambiente”, abordando elementos bastante presentes no cotidiano do meio rural, como animais, plantas e natureza em geral. E é no terceiro e último módulo, “Trabalho cotidiano”, que a profissionalização ganha destaque. Nele, é inserida a identificação produtiva da região e aquilo que a sustenta, trazendo assuntos como a criação de animais, o plantio de diversas culturas, o artesanato e outras atividades.
De acordo com a supervisora pedagógica do Senar-RS, Carina Bridi, a metodologia permite ao público o acesso a informações mais próximas da realidade individual. Ela também ressalta que o acompanhamento dos alunos ocorre desde a fase inicial do programa por meio de sondagens, com o objetivo de identificar as dificuldades a serem trabalhadas e dar mais eficácia ao programa.
Para alinhar os novos conteúdos, houve capacitações das educadoras em Ijuí e Santa Cruz do Sul, ambas em abril. Também houve, em Porto Alegre, no auditório da Farsul, treinamento de funcionários de sindicatos rurais que recebem o Alfa, de forma a detalhar melhor a eles as mudanças, dar orientações gerais sobre a parte administrativa e abordar a questão da prestação de contas.
O Alfa consiste na alfabetização de produtores e trabalhadores rurais que não tiveram oportunidade de participar do ensino fundamental. Seguido das aulas, o programa ainda oferece treinamentos de capacitação profissional para os participantes. Até hoje, alfabetizou mais de 30 mil alunos no Rio Grande do Sul.
voltar