Jornal em Formato HTML
 
Nº 418 - ANO 32 - JULHO DE 2018
 
Jovem Aprendiz
 
Duas novas turmas do programa Jovem Aprendiz, do Senar-RS, tiveram início em São Sepé, no dia 23 de abril. Cerca de 50 jovens, entre 14 e 24 anos, divididos em duas turmas de turnos diferentes, participam da qualificação com foco em gestão rural. As aulas acontecem no polo de ensino presencial da Rede e-Tec do município.
O curso tem mais de 800 horas de aula ao longo de um ano e combina disciplinas teóricas e práticas, com o apoio de empresários rurais locais. Além de oportunizar a primeira oportunidade de trabalho para jovens do meio rural, contribuindo para a diminuição do êxodo rural no interior gaúcho, o programa ainda cumpre o papel de suprir a carência de mão de obra especializada registrada em diversos locais do Estado, destaca o superintendente do Senar-RS, Gilmar Tieböhl.
O curso é dividido em três núcleos: básico, que prepara o jovem para a formação como cidadão e o desenvolvimento de atividades relacionadas à gestão rural; específico, que traz conteúdos técnico-profissionais próprios de uma ou mais ocupações; e o de prática profissional, quando os alunos aplicam o conhecimento em situações reais, oportunizadas pelo Senar-RS ou empresas cotistas contratantes. Mais de 5 mil jovens já foram atendidos pelo programa, iniciado em 2004.
voltar