Jornal em Formato HTML
 
Nº 418 - ANO 32 - JULHO DE 2018
 
Senar chega aos 25 anos de atuação no Estado
 
O Senar-RS completou, em 15 de abril, 25 anos de história. Mais de 10 milhões de pessoas participaram das ações da entidade, que tem como objetivo transformar a vida no campo, contribuindo para a evolução da atividade e mais renda para as famílias, sempre com foco na profissionalização e qualidade de vida.
Para o superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl, a data histórica é acompanhada por ânimos renovados e um aperfeiçoamento constante do trabalho, de forma a atender cada vez melhor aquele que é a razão de ser da entidade: o produtor rural gaúcho. “Ao completar 25 anos, o Senar-RS abre caminhos para viabilizar a evolução tecnológica que transforma o campo”, afirma. Além de oferecer cursos de inclusão digital, agricultura de precisão, Boas Práticas Agropecuárias (BPA) e outras dezenas de temas na área de formação profissional, há uma tendência de aprofundar disciplinas ligadas à gestão de pessoas, saúde, segurança no trabalho e cuidado com o meio ambiente, relata o dirigente.
Um exemplo é o Curso Técnico em Agronegócio, realizado de forma semipresencial na Rede e-Tec, que já abriu dez turmas no Estado e formou 31 técnicos em agronegócio no município de Cruz Alta em março de 2018. E outra mudança marcante do período foi o crescimento da participação feminina nos cursos oferecidos. Ela passou de 49,9%, em 2008, para 63,21% em 2018.
Somando os cursos de formação profissional e as ações de promoção social, foram registrados 2,5 milhões de participantes. O programa Agrinho ainda fez 6,8 milhões de crianças e adolescentes do meio rural refletirem sobre temas como saúde, trabalho, meio ambiente e cidadania, enquanto mais de 30 mil adultos foram alfabetizados pelo programa Alfa, contribuindo para a inclusão social de parcela significativa dos gaúchos que não havia tido a oportunidade de aprender a ler e escrever.
voltar