Jornal em Formato HTML
 
Nº 420 - ANO 32 - SETEMBRO DE 2018
 
Fórum Permanente do Agronegócio promove mais duas etapas
 
O Sistema Farsul realizou a 95ª etapa do Fórum Permanente do Agronegócio em maio, reunindo centenas de pessoas no município de Bagé, com o tema “De onde virão os terneiros?”. O evento consiste em dia de campo em localidades próximas, sucedido por seminário no dia seguinte, como forma de levar informações técnicas aos produtores rurais de todo o Estado, ampliando a eficiência e a renda nas propriedades gaúchas. Outra boa notícia é que, nos dias 20 e 21 deste mês de junho, o evento chega a Jaguari. Inscrições pelo site da Casa Rural e pelo telefone (51) 3221-6460. Entrada franca.
Em Bagé, o dia de campo aconteceu no dia 10 de maio, passando por três propriedades da região: Fazenda Combate, de Reginaldo Martins da Silva; Estância Santa Branca, de Antônio Carlos Tavares de Junqueira; e Estância Rodeio Colorado, de Luiz Felipe e Luciano Germano. Houve boa adesão de público, que pode conhecer técnicas de gestão e manejo diferenciadas voltadas para a pecuária de corte.
Já o seminário ocorreu na sede da Associação e Sindicato Rural de Bagé, entidade parceira da ação. Ele foi aberto pelo professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) José Fernando Piva Lobato (“Melhores terneiros com maior oferta forrageira”) e continuou pela manhã com os pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul e Clima Temperado, Danilo Sant’Ana e Jamir Luis Silva da Silva (“Manejos de sistemas pastoris para produção de terneiros”).
À tarde, mais três palestras, ministradas pela professora do Departamento de Zootecnia da Universidade de Santa Maria (UFSM) Luciana Pötter (“Recria de terneiras para maior eficiência reprodutiva”), pelo pesquisador do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) da Fepagro José Reck Jr. (“Estratégias para controle do carrapato bovino”) e pelo representante da World Meat Supply LLC, Alexandre Prates Machado (“Exportação de gado vivo: mercado e expectativas”). Foi a segunda vez que o evento foi realizado no município.
O Fórum Permanente do Agronegócio envolve uma série de eventos e capacitações itinerantes realizadas pelo Senar-RS, com promoção de Farsul e Casa Rural - Centro do Agronegócio e apoio do Departamento de Zootecnia da UFRGS e sindicatos rurais gaúchos.
voltar