Jornal em Formato HTML
 
Nº 418 - ANO 32 - JULHO DE 2018
 
Sistema Farsul conecta startups e produtores em programa
 
Uma das novidades do Sebrae/RS para este ano, o programa de inovação para o agronegócio Startup Agro RS teve início em junho. Dez empresas foram aprovadas em processo seletivo e tiveram aula inaugural. O Sistema Farsul, que nos últimos dias tem promovido encontros em universidades e outros ambientes de inovação regularmente, é um dos parceiros da ação, tendo como representante o chefe da Divisão de Inovação e Ações Especiais do Senar-RS, Taylor Guedes.
Conforme ele, serão 12 encontros até dezembro, na chamada fase de “pré-aceleração” das empresas, ou seja, de lapidação dos negócios. As aulas abordam aspectos como perfil empreendedor, design thinking (método baseado na identificação de problemas, soluções, criação de protótipos e testes), melhoria dos produtos, estruturação das empresas e marketing, entre outros.
A principal contribuição do Sistema Farsul no processo acontece entre outubro e novembro, no momento de imersão das empresas com os potenciais clientes. “O nosso papel será de conexão dos produtores. Por um lado, ajudamos a traduzir o que há de inovação e tecnologia disponível para as propriedades. Por outro, levamos as reais necessidades dos produtores para esses ambientes”, destaca Guedes.
A partir desse contato com os futuros clientes, as startups revisam a estrutura e as estratégias da empresa e formulam uma apresentação rápida. Esta será colocada em prática em um dia de demonstração (demo day), onde estarão aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento e potenciais parceiros para alavancar os negócios.
Realizado pelo Sebrae/RS, o programa é destinado a empresas que resolvam problemas reais na cadeia do agronegócio. Por meio de consultorias, oficinas, mentorias e ações de mercado, o programa visa a validar o modelo de negócios das startups, preparação para vendas e conexão com grandes atores do agronegócio, por meio de acesso facilitado a eventos e rodadas de negócios, entre outras atividades.
Além do Sistema Farsul, são parceiras as empresas Wow, StartSe, 4all Tecnologia, Ventiur, Semente Negócios, Raiar, Tecnosinos, Growplus, Associação Gaúcha de Startups, CEI-Ufrgs, Poa.hub, Parkhub, Seprorgs e Fiergs. As empresas capacitadas são Acerto Fácil Pagamentos, Agridados, Agrocloud, Avelã Public Affairs / Avelã Big Data, Drytech Tecnologias, Eirene Solutions, Partamon, Pomartec, Raks Tecnologia Agrícola e Tech Food.
voltar