Jornal em Formato HTML
 
Nº 418 - ANO 32 - JULHO DE 2018
 
Informe Rural
 
Líder
O Programa Líder (Liderança para o Desenvolvimento Regional), do Sebrae/RS, foi tema de Grande Expediente da Assembleia Legislativa do Estado, em 3 de julho. Implementado nas regiões Campanha, Fronteira Oeste e Sul, em 2015, a ação tenta estimular a economia local, promovendo espaço de debate entre centenas de representantes dos setores público e privado. Eles elencaram as prioridades e agora constroem um plano de desenvolvimento regional a partir dos eixos estratégicos e das cadeias produtivas identificadas por cada uma das regiões: vinho, carne, leite e turismo. O presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Gedeão Pereira, participou do evento.

Jovem Aprendiz
O programa Jovem Aprendiz, do Senar-RS, iniciou duas novas turmas em São Gabriel. Serão capacitados 45 jovens, com idades entre 14 e 18 anos, num treinamento de um ano que combina teoria e prática em bovinocultura de corte. O objetivo é qualificar os jovens e inseri-los no mercado de trabalho em ambiente protegido pela Lei da Aprendizagem, para que fortaleçam a cadeia produtiva do Estado no futuro com mão de obra capacitada. A etapa de prática profissional terá apoio de 17 produtores e empresas rurais.

Produtoras
O Sindicato Rural de Triunfo, juntamente com parceiros do município em homenagem aos 25 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul, organizou a 1ª Exposição Feira dos Cursos do Senar-RS. No evento, agricultores apresentaram seus produtos que foram resultados dos treinamentos oferecidos pelo Senar-RS na região. O diretor administrativo da Farsul, Francisco Schardong, e o supervisor Regional do Senar-RS, Ricardo de Almeida, acompanharam as atividades que se estenderam ao longo do dia 9 de junho.

De onde virão os terneiros?
Nem a chuva tirou o ânimo dos participantes da 96ª etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, que aconteceu e 28 a 29 de junho, em Jaguari, com o tema “De onde virão os terneiros?”. Cerca de 60 pessoas estiveram no dia de campo e mais de 100 no seminário do dia seguinte, quando foram abordados temas como suplementação na recria e na terminação de bovinos, manejo de sistemas pastoris, controle de carrapato e pecuária de precisão. O diretor administrativo da Farsul, Francisco Schardong e o superintendente da Casa Rural, José Alcindo Ávila, participaram do encontro. A próxima edição deve acontecer em julho, no município de São Lourenço do Sul.

Gestão
O programa Negócio Certo Rural, do Senar-RS, que trabalha a gestão da propriedade, abriu nova turma no município de Toropi. O treinamento envolve aulas e consultorias com os participantes e tem duração de 46 horas. A turma de Toropi é a segunda a ser formada este ano, que tem previsão de chegar a 30. Interessados devem contatar os sindicatos rurais da região, que precisam reunir o mínimo de dez propriedades.

Embaixador
Comitiva liderada pelo embaixador da Bélgica, Dirk Loncke, esteve na sede da Farsul, em Porto Alegre, no dia 27 de junho. Os visitantes foram recebidos pelo diretor administrativo da Farsul, Francisco Schardong, pelo superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl, pelo diretor da Federação Fábio Avancini Rodrigues, e pelo assessor de Relações Internacionais, Renan dos Santos.

Funrural
A CNA lançou cartilha com o passo a passo para a adesão dos produtores ao Programa de Regularização Tributária Rural, conhecido como Refis do Funrural. Está disponível em: https://goo.gl/ste8GQ. O prazo de adesão é 30 de outubro de 2018.
voltar