Jornal em Formato HTML
 
Nº 421 - ANO 32 - OUTUBRO DE 2018
 
Farsul e Banrisul reconhecem empenho dos expositores
 
A 41ª Expointer teve novamente o reconhecimento dos expositores que mais se destacaram em suas categorias com o Troféu Farsul/Banrisul, entregue na noite de 31 de agosto. A premiação considera critérios técnicos, que levam em conta o número de animais inscritos e o desempenho destes nos campeonatos das raças. Foi a segunda edição consecutiva, após a retomada da premiação da Federação com a instituição financeira estadual.
A continuidade da parceria foi o destaque do presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, ao discursar no evento. Sobre os expositores, lembrou que os animais são o grande charme da Expointer, razão pela qual tantas pessoas visitam a feira, e reconheceu o esforço em trazer a melhor genética para o Parque Assis Brasil diante dos custos que não são baixos.
Representando o governo do Estado, o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Odacir Klein, cumprimentou a todos os expositores, não somente aqueles que receberam o troféu, pelo seu empenho em qualificar a feira. Também exaltou o trabalho conjunto das entidades como a Farsul e o Banrisul, que há décadas atuam para viabilizar a atividade do campo.
Concorreram ao troféu os expositores nacionais e estrangeiros que apresentaram no mínimo três animais inscritos na raça. Apenas as raças que tiveram pelo menos três expositores participantes foram consideradas no concurso. As maiores pontuações são para os Grandes Campeões, com pontuação dos machos maior do que das fêmeas, com exceção dos bovinos de leite. O critério de desempate foi o número de animais em exposição, com vantagem para o criador com menos animais em julgamento. A comissão julgadora que apurou e fiscalizou os pontos foi composta por dois membros indicados pelo Banrisul, dois membros indicados pela Farsul e pelo Comissário Geral da Exposição.

Vencedores do Troféu Farsul/Banrisul 2018
Ovinos de lã ou mistos - Manoel Francisco Zirbes Rodrigues - Alegrete
Ovinos de corte - Janette Terezinha, Raquel e Ramiro Ceruti - Cruz Alta
Ovinos de pele e leite - Isnil Agropecuária e Transporte Ltda. - Taquara
Bovinos de corte - Antonio Roberto Alves Correa - Buri, SP
Bovinos mistos - Dirceu Antonio Borges de Assis e Filhos - Jaquirana
Bovinos de leite - Orlando, Marcos e Itamar Tang - Farroupilha
Zebuínos - Vitor Hugo Fim - Gravataí
Equinos - Guilherme Antonio Ribeiro Fernandes - São Lourenço do Sul
Equinos crioulos - Francisco Geraldo Pereira de Souza - Santa Margarida do Sul
Coelhos miniatura - Luiz Buttenbender - Dois Irmãos
Pássaros - Giovanni Boni Lara - Viamão
Aves ornamentais - Jairo Luiz Caetano Farias, Patricia Rubi - Pelotas
voltar