Jornal em Formato HTML
 
Nº 420 - ANO 32 - SETEMBRO DE 2018
 
Informe Rural
 
Deriva Zero
Por demanda dos próprios produtores, o Senar-RS deu início a um novo programa, o Deriva Zero, em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-RS) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para combater a deriva na aplicação de defensivos agrícolas no interior. A iniciativa envolve consultorias em grupos de 10 a 20 pessoas e visitas individuais, em que são abordados os cuidados necessários para que a pulverização seja precisa - depende de fatores como calibragem de equipamentos, escolha dos bicos, pressão e condições climáticas. A inauguração ocorreu em Dom Pedrito, e depois seguiu por São Gabriel e Vacaria, com palestras de sensibilização.

Robótica campeira
O Sistema Farsul, em parceria com a empresa caxiense Tamura Robótica Industrial, levou um robô para ajudar a servir chimarrão na Praça Central do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a Expointer. Importado da Dinamarca, o equipamento fez companhia a Homero Gomes, que há oito anos recepciona os visitantes no local, em frente à Casa da Farsul.

Cabanheiros
A Farsul agradeceu o empenho dos cabanheiros, responsáveis pelo cuidado dos animais na 41ª Expointer, sorteando prêmios e distribuindo brindes na Pista Central, em 1º de setembro. A festa teve show de Ênio Medeiros e contou com apoio do SBT e da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação. Tiago Silva, de Cachoeira do Sul, deixou o palco da premiação pedalando uma bicicleta. Jéssica Cavalheiro levou para casa um quadro representando a vida do campo, o que mais queria do sorteio. Também foram entregues televisão, forno elétrico, microondas, rádios e outros equipamentos. O presidente da Comissão de Exposições e Feiras da Farsul, Francisco Schardong, destacou que o trabalho dos cabanheiros contribui para a qualidade da exposição de animais.

Pau-brasil
Além de discutir o cenário do agronegócio brasileiro com o presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, e outras lideranças em almoço na Casa da Farsul em Esteio, o ministro Blairo Maggi aproveitou a visita para plantar uma muda de pau-brasil na Praça das Bandeiras. O ato lembrou os 40 anos da Lei 6.607, que oficializou a planta como árvore nacional. O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado, Odacir Klein, participou da cerimônia.

Desfile dos campeões
Nem a chuva foi capaz de tirar o brilho dos grandes campeões da Expointer, que desfilaram na Pista Central do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, dia 31 de agosto. “Mais uma vez, a genética do Rio Grande do Sul mostrou a sua qualidade, que não perde em nada para qualquer país do mundo”, disse o presidente da Comissão de Exposições e Feiras da Farsul, Francisco Schardong.

Embaixada dos EUA
A Farsul recebeu comitiva da Embaixada dos Estados Unidos durante a Expointer, que procurava conhecer melhor a produção agropecuária gaúcha e estreitar laços com a região. Conselheiro regional do Departamento de Agricultura do país (USDA), Oliver Flake destacou o papel da biotecnologia para os dois países, que os coloca em consonância de desafios e interesses. Os representantes foram recebidos pelo presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, acompanhado pelo diretor Fábio Avancini Rodrigues e o economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz.

Rota Farroupilha
Sete propriedades rurais concluíram capacitação de Turismo Rural do Senar-RS e lançaram nova rota turística no interior de Farroupilha: a Rota Farroupilha Rural. O ato aconteceu na Casa do Senar-RS em Esteio, durante a Expointer. Café colonial, almoço típico, artesanato e fabricação de doces em compota são algumas das atrações.

Abertura da Colheita
A 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz já tem data e local para acontecer: 20 a 22 de fevereiro de 2019, na Embrapa Terras Baixas, em Capão do Leão. O município integra a região da zona sul gaúcha, onde são cultivados 170 mil hectares de arroz. O evento foi lançado durante a 41ª Expointer, no espaço do Irga, e contou com diversas lideranças e entidades regionais, como a Farsul. No ano em que a Federarroz completa três décadas de atuação, a principal realização da entidade terá 33 vitrines tecnológicas e diversas outras atrações ainda não divulgadas. O vice-presidente da Federarroz, Alexandre Velho, aproveitou o ato para cobrar soluções para a cultura, que vem enfrentando anos difíceis.

Empreendedores familiares
A Comissão Nacional dos Empreendedores Familiares Rurais da CNA promoveu sua tradicional reunião durante a Expointer. A pauta tratou, entre outras questões, da importância de Indicações Geográficas como forma de valorizar os produtos agropecuários e das condições do Plano Safra da Agricultura Familiar 2018/2019.

Arroz
O Senar-RS reforçou a oferta de capacitações com o novo curso de produção de alimentos à base de arroz e derivados. O superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl, destaca que a iniciativa atende de imediato a dezenas de arrozeiros e famílias. O lançamento ocorreu junto ao ciclo de palestras das produtoras rurais da Farsul e contou com uma degustação de produtos à base exclusivamente de farinha de arroz.

Fernando Adauto
A Febrac prestou homenagem ao produtor e escritor Fernando Adauto, falecido no ano passado. Ex-diretor da Farsul, ele teve trajetória enaltecida e relembrada por dezenas de amigos e familiares na Expointer, reunidos na sede da entidade. O presidente da Febrac, Leonardo Lamachia, ao lado de outras lideranças, realizou entrega de placa aos filhos do homenageado, Alessandra e Adauto Loureiro de Souza. O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, recordou de viagens que fez com o amigo e situações curiosas que passaram juntos. “É uma homenagem extremamente justa por tudo aquilo que ele representava”, disse. O advogado da Farsul, Nestor Hein, também lembrou, aos risos, a frase que Adauto costumava dizer, quando algo o desagradava: “Mas é um incompetente!”. “Não há uma semana que passe sem que a gente lembre de alguma experiência com Adauto”, recordou emocionado.

Produtoras
A Comissão das Produtoras Rurais da Farsul promoveu uma série de atividades durante a Expointer, entre elas evento na Arena do Canal Rural que apresentou exemplos de mulheres que administram com sucesso propriedades no campo. Na Casa da Rede Pampa, o assunto foi a cadeia produtiva da carne gaúcha, com explanação da Gap Genética. Elas ainda participaram, na Casa do Senar-RS, de oficina análise sensorial de vinhos e espumantes e do lançamento de novo curso sobre produção de alimentos à base de arroz e derivados.

Farsul 90 anos
Produtor rural de Guaíba, formado em Direito, diretor da Farsul em três gestões e ex-presidente no período de descompatibilização de Ary Marimon, João Jardim recebeu o Troféu 90 anos da entidade pela atual diretoria, em meio aos seminários do Sindicato Forte. O atual presidente, Gedeão Pereira, chamou o ex-dirigente de ícone da agropecuária gaúcha. Jardim falou na importância das lideranças e a representação para o campo. “A Farsul luta pelas boas causas. Coloca a cara para apanhar, não se esconde jamais. É uma presença atuante, amiga e confortadora”, disse.

Paixão Côrtes
A Farsul decretou luto pela morte do folclorista Paixão Côrtes, ocorrida no dia 27 de agosto. O velório aconteceu no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini. Pioneiro do tradicionalismo gaúcho, Côrtes teve o trabalho destacado em justa homenagem prestada no aniversário de 80 anos da Federação.

Logística
Representantes de Farsul, Fiergs, Fecomércio, Famurs, Federarroz e outras entidades debateram, na Casa da Farsul na Expointer, os problemas envolvendo os diferentes modais de transporte no Estado. Um dos pontos acertados foi o apoio a documento apresentado pela Fiergs que pede a revisão dos planos de prorrogação de concessão ferroviária da Rumo Logística, que opera o modal até 2027 e pede mais 30 anos. A companhia vem desativando ramais, opera em 56% dos trilhos existentes e mantém o volume de cargas em um terço do potencial. Também houve críticas quanto à lentidão na duplicação das estradas federais, como a BR-116, avaliação das obras em andamento no Aeroporto Salgado Filho e apresentação de propostas pela Associação Hidrovias RS. A reunião foi aberta pelo presidente da Farsul, Gedeão Pereira, e teve participação dos diretores Fábio Avancini Rodrigues e Luiz Carlos Nemitz.

Medalha Assis Brasil
Produtor que introduziu a raça equina Quarto de Milha e a criação de búfalos no Rio Grande do Sul, Vasco Antônio da Costa Gama foi um dos três agraciados este ano com a Medalha Assis Brasil, entregue durante a abertura da 41ª Expointer. A indicação ao governo estadual veio da Farsul. “Saí emocionado, não esperava um prêmio tão maravilhoso”, confessa ele, que garante que o gosto pela inovação está presente desde a infância. “É algo muito importante para a agropecuária de hoje, que precisa diversificar a produção”, avalia.

Carne certificada
Para suprir a atual demanda brasileira de carne de qualidade, que importa 7 milhões de peças ao ano, os programas de certificação precisam crescer 1.000%. O dado foi apresentado pelo coordenador técnico do Instituto CNA (ICNA), Carlos Frederico Ribeiro, durante encontro com representantes de associações de raça e produtores na Casa da Farsul em Esteio, durante a 41ª Expointer. A CNA faz a gestão do processo e estimula o crescimento dos programas e a inauguração de outros, como deve ser o caso da raça de ovinos Texel, que assinou protocolo de intenções no evento. Atualmente, certificam os produtos as associações de Devon, Wagyu, Charolês, Hereford e Braford, Angus e Nelore.




voltar