Jornal em Formato HTML
 
Nº 421 - ANO 32 - OUTUBRO DE 2018
 
Senar-RS comemora os 25 anos na Expointer
 
O Senar-RS realizou festa em alusão aos 25 anos de atuação, completados em abril deste ano, durante a 41ª Expointer. O coquetel de confraternização aconteceu na noite de 29 de agosto, no espaço institucional da entidade no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. Reuniu dirigentes do Sistema Farsul, chefes de divisão técnica, supervisores regionais, prestadores de serviços, autoridades, lideranças empresariais e produtores gaúchos.
Em breve cerimonial, o superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl, destacou o expressivo número de atendimentos no período, cerca de 10 milhões de pessoas de todas as idades e regiões do Estado que trabalham ou estudam no campo. “O produtor deve receber o nosso melhor esforço, o que há de mais avançado em termos de tecnologia e o mais atualizado conhecimento para desempenhar a sua atividade”, defendeu ele.
Tietböhl contou um pouco da história e da missão do Senar-RS. Destacou iniciativas como o Alfa, o mais expressivo, duradouro e eficaz programa de alfabetização de jovens e adultos para o meio rural, em suas palavras. Lembrou também com carinho do programa Juntos para Competir, desenvolvido em parceria com Farsul e Sebrae/RS e que trabalha as cadeias do agronegócio gaúcho; do Mulheres em Campo, que trabalha a gestão feminina na propriedade; do Programa Agrinho, que trabalha aspectos como saúde e meio ambiente nas escolas públicas; e do ciclo “De onde virão os terneiros?”, que discute a permanência da pecuária em um cenário de avanço da soja na Metade Sul.
Para o futuro, colocou como meta ampliar a assistência técnica, modelo expresso pelo programa Leitec, e o ensino e fomento de tecnologia, como no programa de Agricultura de Precisão da entidade, pioneiro e modelo para o país, e na aproximação com ambientes de inovação e startups do agronegócio. “Daqui a 10 anos, quase tudo que hoje achamos fantástico será obra do passado, e coisas que nem imaginamos terão surgido, porque a tecnologia avança com muita rapidez. A nossa obrigação é acompanhar esse movimento”, completou Tietböhl, que também falou nas contribuições visionárias do ex-presidente Carlos Sperotto em duas décadas.
O presidente da Farsul e do Conselho Administrativo do Senar-RS, Gedeão Pereira, destacou o papel da equipe nos resultados alcançados: “O Senar-RS e a Farsul são feitos de gente, e gente de boa qualidade”. Depois, citou o esforço permanente em levar conhecimento ao homem mais simples e distante no campo - que também acaba, segundo ele, retornando com lições inestimáveis de vida e trabalho para a entidade e toda a sociedade. “A nossa missão é levar instrução para essa gente simples e trabalhadora”, afirmou ele, parabenizando o trabalho dos agricultores que alavancam a economia do Estado.
Participaram do evento o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Odacir Klein; o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto; a diretoria executiva do Sebrae/RS, liderada pelo superintendente Derly Fialho; o diretor comercial do Irga, Tiago Barata; o diretor técnico da Emater, Lino Moura; o vice-presidente da Federarroz, Alexandre Velho; o presidente da Febrac, Leonardo Lamachia; o presidente da Fearroz, André Barreto; o prefeito de Esteio, Leonardo Paschoal; e o advogado Ricardo Alfonsin.
voltar