Jornal em Formato HTML
 
Nº 421 - ANO 32 - OUTUBRO DE 2018
 
Agenda 2020 entrega propostas a candidatos
 
O Sistema Farsul participou da elaboração do caderno de propostas da Agenda 2020, entregue a candidatos ao governo do Estado em 26 de setembro, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. O documento elenca prioridades em dez áreas temáticas para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul em curto, médio e longo prazo. Foram consideradas mais de 837 propostas para chegar à versão final do caderno, levantadas por mais de 900 voluntários, somando todos os encontros do ano.
No agronegócio, a medida de maior impacto é o investimento em logística, defende a iniciativa. Representante da Federação no encontro, o diretor Fábio Avancini Rodrigues destacou a necessidade urgente de dragagem no Porto de Rio Grande para manutenção do calado, por exemplo. Nas atuais condições, os navios carregam menos do que a capacidade embarcável para operar com segurança, encarecendo o custo de frete e reduzindo a rentabilidade do produtor gaúcho. A estimativa é de que, para cada pé de calado, seja possível acrescentar de 2,5 mil a 3 mil toneladas de carga.
O fomento ao uso de hidrovias, por meio do desentrave de legislações ambientais e regulatórias e da abertura para concessões, também deve ser prioridade. Outras propostas são a extinção da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e concessão das estradas geridas pelo Estado para a iniciativa privada; posicionamento firme com o descumprimento de contrato pela Rumo Logística, concessionária de ferrovias no Estado; a proposição de projetos de lei que incentivem a ampliação das telecomunicações do meio rural; a maior abrangência de delegacias especializadas em segurança no campo; a tributação inteligente, baseadas em critérios técnicos que busquem a máxima arrecadação, não a máxima alíquota; entre outros.
Para o presidente da Agenda 2020, Humberto Busnello, as 94 páginas do caderno apontam “aquilo que não pode mais ser adiado e que tem forte impacto no desenvolvimento do Rio Grande do Sul, tanto no curto prazo quanto no longo prazo”. Participaram do encontro os candidatos Jairo Jorge (PDT), José Ivo Sartori (MDB), Miguel Rossetto (PT) e Roberto Robaina (PSOL), além do vice na chapa de Eduardo Leite (PSDB), Ranolfo Vieira. Todos os postulantes ao Palácio Piratini foram convidados.
voltar