Jornal em Formato HTML
 
Nº 421 - ANO 32 - OUTUBRO DE 2018
 
Evento informa sindicatos rurais sobre ITR e eSocial
 
O Sistema Farsul promoveu dia de atividades com colaboradores dos sindicatos rurais do estado, em 12 de setembro. Pela manhã, os assessores sindical, Augusto Tubino, e da presidência, Derly Girard, apresentaram os serviços da assessoria sindical da Farsul e alguns temas importantes ligados às questões tributárias. O destaque ficou por conta dos esclarecimentos relativos ao Imposto Territorial Rural (ITR), cujo prazo de declaração venceu em 28 de setembro.
Quem perdeu a data deve apresentar declaração o mais rápido possível, de modo a evitar juros maiores, além da multa de 1% ao mês prevista para os procedimentos realizados em atraso. A declaração de ITR é obrigatória a todo proprietário, titular do domínio útil ou possuidor a qualquer título, pessoa física ou jurídica, assim como a quem perdeu a posse do imóvel rural ou teve o direito de propriedade transferido a partir de 1º de janeiro deste ano.
A parte da tarde foi reservada para etapa do programa Cidadania Rural, do Senar-RS, que trouxe informações a respeito do Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Trata-se de uma plataforma que unifica eletronicamente as informações que as empresas têm de prestar ao fisco sobre seus empregados. A segunda etapa de implantação do programa, que inclui empresas com faturamento de até R$ 78 milhões, começa em outubro.
A abertura do evento foi realizada pelo diretor administrativo da Farsul, Francisco Schardong; pelo superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl; pelo superintendente da Casa Rural, José Alcindo de Souza Ávila; e pelo chefe da Divisão de Gestão e Arrecadação do Senar-RS, Saulo Gomes. O coordenador de Arrecadação do Senar-RS, Álvaro de Carvalho, também participou da atividade.
voltar