Jornal em Formato HTML
 
Nº 421 - ANO 32 - OUTUBRO DE 2018
 
Informe Rural
 
Visita
A cônsul geral dos Estados Unidos, Julia Harlan, e o cônsul para relações públicas do país, John Jacobs, visitaram o Sistema Farsul, em Porto Alegre, dia 10 de setembro. Eles debateram a relação dos produtores norte-americanos com os brasileiros e a posição de destaque exercida por ambos no cenário mundial do agronegócio com o presidente da entidade, Gedeão Pereira. O encontro fora acertado na Expointer 2018. Participaram da reunião o diretor Fábio Avancini Rodrigues e o assessor Renan dos Santos.

Jovem Aprendiz
Quatro novas turmas do programa do Senar-RS foram abertas em Vacaria, qualificando 120 jovens para o mercado de trabalho, com foco na produção de maçã. Entre os conteúdos ensinados, ao longo de um ano, estão adubação adequada, geração de mudas e cuidados na poda. A entidade também está iniciando turma inédita do Jovem Aprendiz no município de Arroio Grande.

Mosca da bicheira
Fêmeas estéreis podem ser a chave para a erradicação da mosca da bicheira no território brasileiro. A alternativa foi levantada pelo consultor da Organização Internacional de Energia Atômica (Oiea), Moisés Vargas Teran, convidado de reunião entre representantes de Farsul, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado (Seapi) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 1º de setembro. Teran explica que o procedimento teve sucesso nos Estados Unidos e México, que não registram casos desde 1991, porque evita a proliferação. Brasil, Uruguai e Argentina estudam plano conjunto para resolver o problema.

Farm
O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, representou a CNA na Expo Prado, em Montevidéu, no Uruguai, em 14 de setembro. No evento, participou de reunião da Federação das Associações Rurais do Mercosul (Farm) e presidiu encontro do Fórum Mercosul da Carne.

Pesquisa e capacitação
Dirigentes do Sistema Farsul visitaram, em 2 de setembro, o Centro de Pesquisa Celeste Gobbato, de Caxias do Sul, que está sendo recuperado pelo Senar-RS, em convênio com o governo estadual, Emater/RS-Ascar e Universidade de Caxias do Sul (UCS). O objetivo é contribuir na pesquisa agrícola e capacitar agricultores, técnicos e extensionistas rurais da Serra Gaúcha. As instalações incluem laboratório de análise de biotecnologia vegetal, biologia molecular e cultura de tecidos in vitro, agroindústria escola com duas unidades (hortifruti e laticínios), cantina escola, estufas de fertirrigação de morangos e salas de aula.

Soja
O plantio da soja no Estado foi aberto oficialmente em 28 de setembro, no Parque de Exposições Miguel Waihrich Filho, em Júlio de Castilhos. Diversas autoridades e representantes do setor produtivo estiveram presentes, entre eles o diretor administrativo da Farsul, Francisco Schardong.

Arroz
Estão em desenvolvimento as áreas destinadas à 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que acontece de 20 a 22 de fevereiro, em estação da Embrapa Terras Baixas, em Capão do Leão. Ocorreu no final de setembro a semeadura da lavoura principal, que conta em parte com a cultivar Irga 431 CL, lançamento desta safra. A Federarroz informa que também foram semeadas as vitrines tecnológicas das empresas e entidades parceiras. Áreas de soja, milho e pastagens serão instaladas em outubro.

Leiloeiro
Anderson Fernando Bagatini recebeu diploma de leiloeiro rural, acompanhado pelo presidente do Sindicato Rural de Erechim, João Picoli. O ato ocorreu durante assembleia do Conselho de Representantes da Farsul, no dia 1º de outubro.
voltar