Jornal em Formato HTML
 
Nº 422 - ANO 32 - NOVEMBRO DE 2018
 
Senar-RS conclui duas turmas do Leitec
 
Duas turmas do programa Leitec, dos municípios de Alpestre e Planalto, concluíram atividades em outubro, após intenso período de qualificação com auxílio de técnicos e instrutores do Senar-RS. A cerimônia de encerramento aconteceu na cooperativa Cresol, em Planalto, dia 29 de outubro. Participaram do programa famílias de 20 propriedades rurais.
O Leitec tem carga horária de 120 horas, incluindo a capacitação técnica. Cada grupo é formado por até 12 participantes que aprendem sobre aspectos gerenciais e técnicos de produção, como gestão, manejo, solos, genética, sanidade e nutrição. “Os produtores evoluíram em diferentes níveis, de acordo com sua realidade e suas possibilidades. Mas os ganhos, em geral, foram significativos”, relata o supervisor regional do Senar-RS, Diego Coimbra.
Segundo ele, os produtores demonstraram interesse em melhorar seus indicadores técnicos, como o intervalo entre partos de vacas leiteiras. Outros pontos abordados foram relação entre vacas em ordenha e total do plantel, média de produção por vaca por dia, média de produção por hectare ao ano, planejamento forrageiro, ajuste de dieta dos animais, manejo forrageiro, bem estar animal, sanidade e manejo reprodutivo.
O Leitec foi o primeiro programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-RS, criado em 2014. Logo no primeiro ano, teve duas turmas formadas, totalizando 34 participantes.
voltar