Jornal em Formato HTML
 
Nº 422 - ANO 32 - NOVEMBRO DE 2018
 
Treinamentos chegam a 50% do quadro técnico do Senar-RS
 
O Senar-RS promoveu a capacitação de mais 80 colaboradores em outubro, dando sequência aos trabalhos de motivação e didática iniciados no final de julho. Com isso, cerca de metade do quadro de instrutores credenciados já passou pela ação. Os treinamentos, que são realizados em turmas de 20 pessoas, ocorreram em hotel na capital Porto Alegre. A previsão é atingir 100% dos profissionais em 2019, qualificando o atendimento ao produtor e trabalhador rural em cursos, programas e palestras gratuitas no interior do Estado.
Os treinamentos contam com 20 horas de aulas, ao longo de três dias, e são ministrados por representantes da administração central do Senar, em Brasília. Para a instrutora Eliana Lucas, uma das participantes de turma de outubro, o maior benefício é conhecer novas formas de “encantar os alunos”, em suas palavras. Ela lembra que o ambiente rural é diferente do urbano, e não raro encontra dificuldades como falta de energia elétrica em localidades de acesso reduzido. “O instrutor precisa de motivação e criatividade para dar ao aluno a melhor experiência em aula, mesmo com alguma limitação”, afirma ela.
Instrutores da área de agricultura de precisão do Senar-RS passaram ainda por outras capacitações em outubro. Irrigação por gotejamento foi tema de atualização em Ribeirão Preto (SP), na sede da empresa Netafim. Outros profissionais foram convocados para Não-Me-Toque, na sede da Stara, e Horizontina, na sede da John Deere, para qualificação em tecnologias agrícolas. Conforme o chefe da Divisão Técnica do Senar-RS, João Augusto Telles, o objetivo final é levar as informações mais atuais sobre tecnologia aos produtores gaúchos, em conexão com os principais atores do mercado.
voltar