Jornal em Formato HTML
 
Nº 429 - ANO 33 - JUNHO DE 2019
 
Produtores recebem certificados
 
Produtores de hortifrutigranjeiros da região do Vale do Taquari receberam certificados de boas práticas na produção, ganhando um diferencial na venda no varejo. Eles atingiram 80% ou mais de conformidade técnica com apoio do projeto Qualificar Fornecedores de FLV (frutas, legumes e verduras), do programa Juntos para Competir (Farsul, Senar-RS e Sebrae/RS) em parceria com a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). O objetivo é qualificar os agricultores, de olho nas exigências cada vez maiores dos consumidores em termos de qualidade e procedência.
No primeiro ano do projeto, iniciado em 2016, os produtores implantaram caderno de campo para controle da produção, focando em aspectos gerenciais e promovendo a rastreabilidade dos produtos. No seguinte, entraram as boas práticas agropecuárias, que se trata de um conjunto de normas e recomendações técnicas. As ações estimuladas incluem cuidados no trato, aplicação de defensivos agrícolas e uso correto de equipamentos de proteção individual, entre outros temas. A verificação ocorreu nas últimas semanas, com auditoria individual nas propriedades, sendo então encaminhados os certificados.
A capacitação é um impulso para uma iniciativa mais ampla: o Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (Rama) para o grupo FVL, lançado em 2011 pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Ele busca adequação à instrução normativa publicada em fevereiro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Esta traz exigência legal de identificação de lotes a produtores de alimentos até 2020, com antecipação de calendário para determinadas culturas.
A entrega dos certificados aos agricultores do Vale do Taquari aconteceu em 27 de novembro, em hotel de Lajeado. Também participaram do encontro supermercadistas e prefeitos dos municípios onde estão localizadas as propriedades.

Pisa e ILP
Após quatro anos, 119 propriedades do Programa Pisa (Produção Integrada em Sistemas Agropecuários), do Juntos para Competir, estão encerrando atividades em 2018. Os resultados serão apresentados em 6 de dezembro, no Ginásio de Esportes de Lagoa dos Três Cantos, com palestras e homenagens. No dia seguinte, São Miguel das Missões ainda sedia a última etapa do projeto coletivo de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) do Juntos para Competir, incluindo apresentações dos produtores e dia de campo.
voltar