Jornal em Formato HTML
 
Nº 428 - ANO 33 - MAIO DE 2019
 
CNA oficializa apoio do setor à reforma da Previdência
 
A CNA e outras 43 entidades, que representam juntas 90% da produção agropecuária brasileira, divulgaram carta em que oficializam apoio à reforma da Previdência do governo Jair Bolsonaro, atualmente em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. A divulgação ocorreu em 2 de abril, após reunião entre representantes da CNA, de federações estaduais e de membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em Brasília.
A carta, dirigida à Presidência da República, alerta para o risco de terminarem, em poucos anos, os recursos para investimentos, custeio e aperfeiçoamento profissional dos brasileiros caso o texto não seja aprovado. “Sem a reforma (...) o país quebra e quase a totalidade dos recursos da União será destinada para folha de pagamentos e aposentadorias”. Por outro lado, a aprovação da reforma seria capaz de destravar investimentos públicos e privados e colocar o país novamente na rota do crescimento. “Esse é um legado que só este governo e esta legislatura são capazes de deixar.”
As entidades ressaltaram ainda o desafio dos agricultores brasileiros em representar 40% do crescimento da oferta de alimentos até 2050, a fim de alimentar 9 bilhões de habitantes no mundo — a previsão é da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O texto afirma que vencer essa etapa traria “mais renda, desenvolvimento e prosperidade”, além de manter o “privilégio” brasileiro de não depender de outras nações para o abastecimento da população.
voltar