Jornal em Formato HTML
 
Nº 430 - ANO 33 - JULHO DE 2019
 
Limpeza do resfriador de leite a granel ou expansão direta
 
Angela Balen / Bioleite Treinamentos Ltda.

A Instrução Normativa (IN) 76, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, fixa como padrão mínimo de UFC (ou CTB) 330.000 UFC/ml de leite de cru refrigerado produzido em propriedades rurais. Grande parte dos produtores tem a contaminação do leite no resfriador a granel, onde a higienização deficiente proporciona crescimento bacteriano, contaminando um leite que sai da vaca com baixo número de bactérias. Para que o resfriador não seja um criatório de contaminação, após o freteiro carregar o leite, a pessoa responsável pela limpeza do resfriador deve fazer o seguintes procedimentos:

— Feche a válvula de drenagem do resfriador.
— Lave o resfriador com água limpa para retirar os resíduos de leite, pois eles interferem na atuação dos detergentes de limpeza.
— Abra a válvula e drene por completo a água com resto de leite do resfriador a granel.
— Feche novamente a válvula e dilua o detergente alcalino em água limpa para colocar essa solução dentro do resfriador. Com o auxílio de uma escova com cabo longo, utilizada exclusivamente para este fim, lave as paredes do resfriador com a solução.
— Após completar a limpeza de toda área do resfriador, abra a válvula e drene toda a solução.
— Com o auxílio de uma escova, faça a limpeza da válvula, acessando o interior da mesma pela área de conexão da mangueira do caminhão transportador de leite.
— Após a limpeza, faça a diluição de um sanitizante específico para a desinfecção do equipamento.

Observação: não utilizar detergentes líquidos, específicos para uso na cozinha, pois os mesmos não têm o poder de atuar sobre as bactérias. E lembre-se: o detergente do tipo sabão neutro só deve ser utilizado na parte externa do resfriador.
voltar