Jornal em Formato HTML
 
Nº 428 - ANO 33 - MAIO DE 2019
 
Abril mais chuvoso nas regiões Norte e Nordeste
 
Apesar do enfraquecimento, a situação atual da temperatura da superfície do mar do Pacífico Equatorial ainda caracteriza a presença de El Niño para os próximos meses. No Atlântico Subtropical, a intensificação da anomalia positiva ao longo da costa do Uruguai e do Sul e Sudeste do Brasil também favorece o aumento da concentração de umidade, principalmente na parte Leste e Norte do Rio Grande do Sul.
O enfraquecimento gradativo do El Niño, associado à intensificação da anomalia no Atlântico, poderá causar variação espacial da precipitação no Estado. A tendência da estação também é de grandes variações diárias nas temperaturas.
Para o mês de abril, são esperadas precipitações pouco acima do padrão climatológico na parte Norte e Nordeste do Estado (entre 150 e 260 milímetros) e dentro do padrão nas demais regiões (entre 120 e 200 milímetros).
O prognóstico para as temperaturas mínimas indica, para o mês de abril, valores pouco acima do padrão na região Oeste (entre 15ºC e 18ºC) e dentro do padrão nas demais regiões (entre 12ºC e 16ºC). Para as temperaturas máximas, valores pouco abaixo do padrão nas regiões Nordeste e Norte (entre 19ºC e 24ºC), predominando dentro do padrão nas demais áreas do Estado (entre 23ºC e 27ºC).
voltar