Jornal em Formato HTML
 
Nº 433 - ANO 33 - OUTUBRO DE 2019
 
Setembro deve ser mais chuvoso ao Norte e frio ao Sul aponta prognóstico
 
A evolução da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) do Pacífico Equatorial em agosto indica tendência de manutenção dentro do padrão de neutralidade nos próximos meses. No Atlântico Subtropical, próximo à Região Sul do Brasil, anomalias positivas permanecem, mas em pequenas áreas.
As condições atuais do Atlântico ainda favorecem períodos de concentração de umidade na parte Norte do Rio Grande do Sul. As temperaturas tendem a permanecer pouco abaixo do padrão em algumas regiões do Rio Grande do Sul, em função do predomínio de massas com baixa umidade.
Para o mês de setembro, são esperadas precipitações pouco acima do padrão climatológico no Norte do Rio Grande do Sul (entre 200 e 230 milímetros). As demais regiões devem se manter dentro do padrão (100 e 180 milímetros).
O prognóstico das temperaturas mínimas indica valores médios pouco abaixo do padrão no Sudoeste do Estado (entre 10ºC e 12ºC) e dentro do padrão para as demais regiões (entre 9ºC e 13ºC). Para as temperaturas máximas, indica valores abaixo do padrão climatológico nas regiões Sul e Sudoeste (entre 17ºC e 24ºC) e dentro do padrão nas demais regiões (entre 19ºC e 25ºC).
voltar