Jornal em Formato HTML
 
Nº 433 - ANO 33 - OUTUBRO DE 2019
 
Informe Rural
 
Assuntos jurídicos
A Comissão de Assuntos Jurídicos da Farsul alertou para os riscos da insegurança jurídica no campo durante a Expointer. De acordo com o advogado Nestor Hein, coordenador do grupo, contratos mal elaborados podem levar a litígios, prejuízos financeiros e até a perda de propriedades. Especialistas também citaram a possibilidade de entrar com pedidos de recuperação judicial em casos de endividamento. Ainda na feira, Hein foi homenageado pela Febrac com a Medalha Paulo Brossard.

Consultório do mate
A Farsul revitalizou o espaço na Praça Central onde tradicionalmente oferece chimarrão aos visitantes. Com nova decoração, o local foi batizado de “Consultório do Mate”. Há nove anos, Homero Gomes é quem comanda os trabalhos por ali.

Demonstração de impacto
A oficina de aplicação correta de agroquímicos do programa Deriva Zero, do Senar-RS, foi observada pelo procurador-geral do Ministério Público, Fabiano Dallazen, pelo coordenador do Núcleo de Resolução de Conflitos Ambientais, Felipe Teixeira Neto, e pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal e de Segurança Pública, Luciano Vaccaro. De acordo com o superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli, a visita serviu para mostrar que a deriva é controlável e depende dos cuidados com as máquinas e das condições climáticas. O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, e o diretor da Farsul e coordenador da Comissão do Meio Ambiente, Domingos Lopes, receberam o trio.

Jovens pela carne
A Comissão Jovem da Farsul promoveu a campanha “Viva mais com carne” na Expointer. A iniciativa foi lançada com churrasco e sensibilização do público visitante. De acordo com o grupo, o objetivo é destacar os benefícios do produto na alimentação. A comissão também teve encontro com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, e protestou com faixas na abertura oficial da feira.

Pedidos para a colheita
A 30ª Abertura Oficial da Colheita de Arroz ocorre entre os dias 12 e 14 de fevereiro, em estação da Embrapa Clima Temperado, no município de Capão do Leão. O lançamento do evento foi na Expointer, quando diversas demandas foram apresentadas. A Federarroz que realiza o evento, pontuou alguns números do setor para abordar a relevância da cultura: 70% da produção nacional, 3% do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), 140 municípios produtores e 20 mil empregos gaúchos.

Parceria renovada
Senar-RS e Fundação Pró-Sementes assinaram termo de cooperação técnica e financeira para avaliação de cultivares de trigo na safra 2019. Com isso, está garantida a continuidade do trabalho, que auxilia os produtores na decisão de qual semente plantar para obter os melhores resultados no campo. Participaram da solenidade o presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, o superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli, e o presidente de Fundação Pró-Sementes, Hugo Mario Boff. A parceria ocorre há 10 anos.

Turismo rural em alta
O estande da Federação das Associações de Municípios do Estado (Famurs) sediou o lançamento de uma nova rota turística do Rio Grande do Sul: o Caminho Natural de Morrinhos do Sul. A iniciativa foi construída com apoio do programa de Turismo Rural do Senar-RS.

Encontros da Expointer
O presidente da Farsul, Gedeão Pereira, e o ex-presidente da entidade, Flor Amaral, estiveram juntos na Expointer 2019. O encontro ocorreu durante a cerimônia de premiação da raça de ovinos ideal. Amaral venceu julgamentos na feira com exemplares da Cabanha Água Fria, de Santa Vitória do Palmar.

Reino Unido
A Farsul recebeu ainda delegação da Embaixada do Reino Unido para discutir possibilidades de negócios e acordos de cooperação no segmento da ovinocultura. Os britânicos observaram a qualidade dos animais expostos na feira e fizeram convite para missão técnica brasileira a propriedades do país europeu. O coordenador da Comissão de Ovinos da Farsul, André Camozzato, entende que a ação pode ajudar na meta de melhorar a eficiência da produção gaúcha.

Pecuária de corte
A Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu o dia 28/08, durante a Expointer, para discutir os protocolos de rastreabilidade bovina e o reconhecimento do conceito carne sustentável.
voltar