Notícias da Farsul
 
09/11/2017 - 17:00:00
Mercosul e União Europeia trabalham em acordo conjunto de negócios
 
O vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira, participou de uma reunião com negociadores do Mercosul e União Europeia que constroem um acordo em comum. O encontro aconteceu na sede da CNI, em Brasília, nessa quarta-feira (8/11). Além do agronegócio, representantes dos setores de indústria e serviços também debateram sobre as possibilidades e entraves de negócios entre os blocos econômicos.
Pereira, que representa a CNA na presidência do Fórum Mercosul da Carne, destacou a forte presença do agronegócio na pauta das conversas, sendo também a área onde se encontram os maiores entraves. “Deixamos claras nossas determinações quanto ao mercado da carne bovina, como a necessidade da tonelagem da carne”, explica. Temas como arroz, tabaco e biotecnologia também foram abordados.
A prática do princípio de precaução, onde importações podem ser reduzidas ou suspensas baseadas em suposições quanto a questões envolvendo qualidade ou procedimentos, é um dos principais pontos de discussão. “Colocamos que queremos e aceitamos o princípio da ciência, não da precaução. Que seja cientificamente comprovado que alguma coisa não possa entrar. Esse é um detalhe que vai ser bastante difícil nessa negociação, mas de qualquer maneira está colocado”, destaca o dirigente.
O objetivo é que o acordo seja firmado até o final de dezembro. Além de representantes da iniciativa privada, as tratativas também contam com a participação de negociadores representantes dos blocos e embaixadores dos países envolvidos.
Fonte: Imprensa Sistema Farsul
 
voltar