Notícias da Farsul
 
30/08/2017 - 21:00:00
Farsul debate com Conab mecanismos de apoio à comercialização do trigo
 
Representantes do setor produtivo do trigo estiveram reunidos nesta quarta-feira (30/8) com o gerente de operações da Companhia Nacional de Abastecimento de Brasília (Conab), Allan Silveira dos Santos. O objetivo foi debater formas de agilizar a liberação de mecanismos que garantam pagamento do preço mínimo ao produtor quando necessário, como o PEP e o PEPRO. Conforme o presidente da Comissão do Trigo da Farsul, Hamilton Guterres Jardim, os produtores que necessitam acessar os leilões sofrem com processos burocráticos de cadastramento que dificultam o acesso ao sistema.
Os presentes propuseram a criação de um grupo de trabalho para agilizar as liberações do uso dos mecanismos de proteção pelos produtores. “A ajuda será a partir do apoio na apuração dos dados que definam ser preciso ou não o uso do PEP e do PEPRO. Entre eles, cálculo do tamanho da safra e excedente de produção, análise da necessidade da realização de leilões e estimativa de volume de recursos necessários para aquisição do trigo”, afirmou Jardim. O trabalho será conduzido pela Câmara Estadual Setorial da Cultura do Trigo com participação da Farsul, da Fecoagro e da Associação das Empresas Cerealistas do Estado (Acergs), representando produtores, cooperativas e armazenadores privados.
"Com o grupo, esperamos tornar toda essa operação mais ágil e eficiente para todos os envolvidos. Além de buscar a garantia de uso dos mecanismos pelo produtor, vamos ajudar a Conab a ser mais eficiente e investir onde realmente é preciso”, disse. O plantio de trigo é essencial para o Estado. Seu papel é muito importante na rotação das lavouras e no aumento da produtividade das culturas que vêm em sequência. A reunião também contou com a participação do superintendente Estadual da Conab, Carlos Bestetti.
O grupo de trabalho deve sugerir as alterações na próxima reunião da câmara setorial das culturas de inverno no Ministério da Agricultura a ser realizada em Brasília dia 12/9.
Fonte: Imprensa Sistema Farsul
 
voltar