Notícias da Farsul
 
10/10/2017 - 17:45:00
Ministério da Agricultura irá suspender importação do leite uruguaio
 
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento manifestou que irá suspender a importação de leite e derivados do Uruguai para que sejam feitas as investigações acerca da entrada do produto no Brasil. O pedido de investigação sobre o ingresso de leite do Uruguai no Rio Grande do Sul foi reiterado nesta terça-feira (10), durante visita do secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, a Brasília.
O documento, co-assinado pela Farsul e Fetag, solicita ao Ministério investigação para verificar uma possível triangulação na importação de leite e derivados do Uruguai, pois o volume exportado para o Brasil, somado ao consumo interno, supera em mais de 50 milhões de litros a produção total do país vizinho. “Conseguimos com que o Governo Federal se mostrasse sensível a este problema e verifique se está ocorrendo algo de errado, pois a situação dos produtores de leite do Estado já é bastante difícil”, comentou o secretário Ernani Polo. O mesmo pedido foi protocolado junto ao secretário de Comércio Exterior Substituto, Renato Agostinho da Silva, que encaminhará o assunto internamente no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Aquisição de leite
A comitiva gaúcha teve uma audiência com o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, sobre aquisições de leite UHT e em pó pelo Governo Federal. O ministro afirmou que fará um estudo nos próximos dias sobre a disponibilidade de volume para compra, a fim de conseguir recursos para a iniciativa. Também estiveram presentes à reunião os deputados federais Alceu Moreira, Luiz Carlos Heinze, Dionilso Marcon e o deputado estadual Gilmar Sossela.
Fonte: Seapi
 
voltar